terça-feira, 1 de maio de 2012

Beleza: o que pode e nãopode na gravidez.




- Descoloração de pelos
Gestantes só podem descolorir os pelos com água oxigenada. O que deve ser levado em conta é que a pele da gestante pode estar mais sensível e esta prática pode causar irritação.
- Bronzeador e protetor solar
Gestantes podem e devem usar filtros solares ou bloqueadores diariamente. Bronzeadores não são indicados para nenhuma pessoa. 
É bom lembrar que existe um protetor solar ideal para cada tipo de pele. O mais adequado é que a gestante procure a orientação de um dermatologista para saber qual o produto certo para ela durante a gestação, quando a pele pode sofrer alterações.
- Esmaltes e Acetona
As soluções removedoras de esmaltes que contém concentração máxima de 50% de acetona em sua fórmula e esmaltes podem ser usadas durante a gestação e a amamentação sem problemas.
- Depilação
Não há restrições para depilação com cera, tanto fria quanto quente, e lâminas durante a gestação. Porém, é bom evitar o uso de cremes depilatórios à base de tioglicolato, pois pode haver absorção da substância pela pele. 
A depilação a laser é proibida na fase gestacional, mas não há contraindicação na fase da amamentação.
- Cosméticos
Todo produto registrado como cosmético não pode ter restrições para gestantes ou mamães amamentando. Sob o ponto de vista dermatológico, o certo é consultar um especialista para indicar os melhores produtos para cada tipo de pele.
- Cosméticos anti-idade
Está proibido às gestantes o uso de produtos que contenham em sua fórmula ácido retinoico, ácido glicólico e hidroquinona. 
- Gel redutor
Apesar de não haver contraindicação na bula, a maioria dos médicos recomenda evitar géis redutores e outros produtos que possam provocar irritação na pele ou calor local, pois podem gerar uma vasodilatação intensa e alterar a pressão arterial da gestante. 
- Hidratante e óleos para banhos
Qualquer hidratante usado não pode conter ureia acima de 3%. Os demais hidratantes, em geral, não apresentam problema, mas o ideal é que seja prescrito pelo dermatologista. 
- Xampu normal, anticaspas, contra piolhos
Não há problema em usar xampus comuns. Mas, em geral, xampus de tratamento anticaspa ou contra piolhos não são registrados como cosméticos e sim como medicamentos. Em muitos casos, o xampu anticaspa contém uma substância que não deve ser usada na gravidez, o Cetoconazol. 
Xampus para tratamento antiparasitários não devem ser usados na gravidez, mas, o médico pode recomendar algum outro tipo de tratamento nesta fase. 
- Uso de sabonetes de tratamento no próprio corpo e em animais
Sabonetes e xampus antiparasitários não podem ser usados. Sabonetes antissépticos podem alterar a flora bacteriana normal da pele e não devem ser usados sem receita médica por nenhuma pessoa, principalmente se o uso for prolongado. Em caso de necessidade de uso, a gestante poderá usar sabonete de Clorexidine, mas a concentração será estabelecida pelo médico assistente. 
A gestante não deve manipular nenhuma substância antiparasitária (contra pulgas, carrapatos e outros) para tratamento de animais, pois poderá haver absorção do produto através da pele. 
- Esfoliantes para pés e mãos 
Contanto que não haja concentração de ureia acima de 3%, cremes, géis e sabonetes esfoliantes podem ser usados sem riscos pela gestante.
- Pintar e alisar os cabelos
Não é permitido tintura, tonalizante ou alisante durante a gravidez, apenas os reflexos com água oxigenada. Na fase de amamentação podem ser usadas as tinturas, tonalizantes e alisantes químicos convencionais, que utilizam tioglicolato de amônia, guanidina e hidróxido de sódio ou lítio.
Escovas progressivas para alisamento dos cabelos que levam formol são proibidas nas fases de gestação e amamentação.
O importante é que os produtos utilizados não contenham resorcina, metais pesados, como o chumbo, ou hidroquinona, componentes normalmente encontrados em alisantes ou tintas de cabelos.
Existem produtos feitos especialmente para futuras mamães, que são livres de agentes nocivos. O importante é consultar sempre o médico antes de utilizar qualquer produto.
- Laser, botox e bronzeamento artificial
Gestantes não podem fazer nenhum tratamento de laser, botox ou bronzeamento artificial.
- Tratamento para micoses
Há algumas substâncias usadas em tratamento para micoses que só o médico pode prescrever. Todos têm certo grau de risco e deve-se pesar o benefício do seu uso e em qual período da gravidez poderá ser utilizado. 
- Clareamento dental
Clareamento dental, seja com produtos químicos ou laser, não é recomendado durante a gestação. A gengiva da gestante fica mais sensível, por isso mais propensa a sangramentos, o que pode gerar uma inflamação grave, ou até uma infecção. Geralmente, o que os dentistas fazem nesse período é uma limpeza leve.
- Intervenções cirúrgicas, plásticas ou lipoaspiração
Em hipótese alguma podem ser realizadas. As cirurgias podem ser abortivas e só são efetuadas em casos de extrema urgência.
Para os temas abaixo foi consultada a fisioterapeuta Dr. Cláudia de Oliveira,   docente da Universidade Santa Cecília, em Santos – SP.
- Massagens e drenagens linfáticas
Existem dois tipos de massagens que podem ser feitas em gestantes: Massagem clássica, para relaxamento e drenagem linfática manual. 
Ambos estilos só são indicados se realizados por profissionais especializados em obstetrícia.
A massagem clássica possui diversos benefícios para a gestante, melhora a ansiedade, o humor, aumenta a qualidade do sono, diminui dores lombares, as complicações na hora do parto e na recuperação pós-parto.
A drenagem linfática tem como maior objetivo diminuir a retenção de líquidos, normalmente imposta pela gestação. Mas, deve-se tomar cuidado com variações na pressão arterial da mamãe. Para realizar um procedimento seguro para mamãe e bebê, o profissional deve medir a pressão antes de iniciar a massagem.
Para os temas abaixo utilizamos como fontes de pesquisa a ANVISA e os fabricantes dos produtos.
- Alisamento de Cabelo
Existe disponível no mercado um produto chamado Equalize, da marca Ponto 9 que promete o alisamento sem os agentes químicos como o formol. Esse produto utiliza a técnica de redução de volume.
- Antissépticos Bucais (enxaguante bucal)
Os antissépticos bucais não são contraindicados na gestação.  Mas, estes produtos normalmente são substâncias alcoólicas, por isso não devem ser engolidos, são feitos apenas para o enxágue bucal.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Exercícios na gravidez...uma grávida quase atleta.



Hoje o post vai ser bem extenso, pois é um assunto apesar de bem comentado, é bem controverso.
Vou explicar porque, com minha própria história.
Sempre fui atleta, desde pequena. E há mais ou menos 2 anos, voltei a pedalar, dessa vez na rua, com montain bike.
Quando descobri que estava grávida, estava com aproximadamente 10 semanas, continuei com minhas atividades normalmente, pois minha médica (q adoro), me incentivou e me explicou todos os riscos, tabus e me deu as restrições.
Acontece que o povo (leia-se amigos, pareentes e etc), não entendem muito bem. São leigos, palpiteiros que adoram dar pitaco na vida alheia, não por mal, mas para grávida soa como eterna crítica, e vira pessoal.
Mas enfim, esse é o diário da gravidez fitness:
ATENÇÃO:
Essa era e continuou sendo uma rotina particular minha, de acordo com minhas características físicas, histórico de outras duas gravidezes, e acima de tudo da minha rotina antes de engravidar. Portanto cada caso é um caso e cada grávida deve conversar com seu médico de confiança.



Como eu já tinha um treino de musculação, continuei ainda por um mês com meu treino pesado de "massa", com algumas restrições de posições, um exemplo foi o agachamento, que pode estimular a "descida" do útero, portanto foi extinto.
Vale lembrar que sou acompanhada por personal treinner, beeeem qualificado, com especialização em várias áreas, inclusive exercícios para gestante.
Aos poucos ele foi diminuido a intensidade e principalmente o peso (o que me deixa bem entediada, pois gosto da hipertrofia, massss paciência né).

Paralelo a isso como decidi me manter o mais ativa possível, continuei com os exercícios aeróbicos, algumas aulas de jump (isso causou até a fúria de quem gosta de cornetar), mas acompanhada de personal e sempre do frequencímetro, onde meus batimentos não poderiam passar dos 170bpm. Aulas de spinning que são a minha paixão há 10 anos, são as mais indicadas pela minha médica. Mas continuei ainda por mais 3 semanas, pedalando na rua. Parei agora aos 5 meses, por conta da minha necessidade, pois meu equilíbrio já estava comprometido.
Corridas no parque (no caso, Jardim Botânico de minha cidade). continuei e foi aí que me apaixonei pela corrida, infelizmente, só pude até as 22 semanas, por orientação médica, mas tem mamães que correm até as vésperas de dar a luz. Mas repito, cada caso é uma caso.
Essa semana me aventurei na piscina do Centro Cívico da cidae, matei saudades de quando "contava azulejos" lá na infância, em que fazia parte da equipe municipal. Me acabei, usei musculos que nem lembrava que tinha, e saí da piscina após longos 25 minutos, acabada. Mas valeu e agora quem sabe volte a modalidade.

É lógico que nem tudo é perfeito, e nem sempre as coisas saem do jeito que a gente quer. As vezes é bem difícil deixar a preguiça, as crianças, o trabalho, o marido e ir malhar, mas a gente tenta. A balança por enquanto está agradecendo...foram 5 kg em 6 meses, uma boa média, mas não é fácil. Tenho também o acompanhamento de uma nutricionista, M-A-R-A, mas isso fica para outro post.

 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Metade já foi...


Olá!

Lá se foram 20 semanas completas. Metade da gravidez já passou!

Fiz minha segunda ultra essa semana, é realmente uma menina: confirmada RAFAELA!

RAFAELA TUNUSSI CIA, minha segunda princesinha.

A Gabi aprovou depois de muita discussão, e todos (que me importam) gostaram.

Ela está com 15 cm da cabeça ao bumbum, idade gestacional compatível com a DUM, e todas as medidinhas dentro da normalidade, graças a Deus!!

Agora não tenho mais desculpa e devo mexer a bunda pra deixar tudo pronto até final de julho. Lembrando que o mês de junho pra mim sempre passa num piscar de olhos devido ao trabalho para a Festa do Peão de Americana, a qual trabalho prestando serviço de propaganda e marketing há 10 anos, devido as vendas de camarotes e principalmente devido aos aniversários das crianças, Felipe dia 01 e Gabi dia 27! Ufa...portanto tenho abril, maio e metade de julho pra deixar a parte grossa pronta.

A propósito morro de medo de deixar pra última hora como tudo em minha vida, e ela antecipar e eu não ter tudo pronto no momento mágico... Tenho pesadelos pensando em não ter lembrancinhas, enfeite porta e malinhas prontas. Fútil, eu sei, mas é assim, fazer o que.

Vou postar as fotinhos da ultra, e um pouco da linha do tempo da pança.

Bjs...até!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Estou de volta... e barriguda!!!


Pois bem estou cá de volta, após um longo e tenebroso inverno, meu bebê com 1 ano e 9 meses, e pasmem, 4 meses de uma nova gravidez. Pois é, aconteceu. É tudo novo de novo!
Tudo indica que é uma nova princesinha.
Foi um susto. Não vou negar, eu não queria.
Passado um tempo ( que é com certeza o melhor remédio, o senhor da razão e etc) não me imagino sem meu bebê na barriga. Sonho com sua carinha todas as noites, fico imaginando. Apesar de estar estagnada nos preparativos. Não tenho nenhuma roupinha nova, nada. Mas convenhamos, muitas das coisas do Felipinho serão aproveitadas: carrinho, bebê conforto, berço, cadeirão, etc... Preciso mesmo focar nas roupinhas.
Tive um repente de loucura e cotei uma singela viagem a Miami pra fazer o enxoval, que toda grávida e mãe sabem que na terra do Tio Sam as coisas são infinitamente mais em conta do que em terras brasileiras. Porém a realidade tem o buraco mais embaixo. Só de avião e hospedagem ficaria em U$2.200,00 por cabeça ... R$ 7.480,00, mais uns R$ 10.000,00 pra levar pras compras (lembrando que é o terceiro filho, tenho q trazer mimos e roupas a todos). Inviabilizou tal viagem, já q em meu orçmento caberia no máximo, 1/4, rsss disso.
Hoje estou com 16 semanas e 4 dias de gravidez.
Estou ansiosa para a próxima consulta que será na próxima terça.
Pretendo retomar o blog, e assim ter um diário para futuras consultas saudosistas.
Por hoje é só.
Na próxima atualizo fotos dos meus dois pingos, da barriga e do gato do maridão. (Que terá um post a parte...é príncipe, mas as vezes vira sapo).

Até mais

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Feliz 2011!

Nossa, mais 3 meses se passaram e eu fiquei longe. A vida é muito corrida e uma das promessas para 2011 é desacelerar e continuar esse diário de bordo com meu bebê, que a propósito está muito peralta.
Gente, ele começou engatinhar com 5 meses, o dente nasceu faltando 2 dias pra completar 4 meses e a cada dia está mais arteiro.
Volto mais tarde com fotos da primeira vez no mar, e das festas de fim de ano.

sábado, 9 de outubro de 2010



Nossa, q vergonha...4 meses sem passar por aqui.Mas a vida é uma loucura.
Com 2 pimpolhos em casa então, nem se fala.
Meu Felipe está com 4 meses. Lindo, fofo, gostoso.
Todo o ciúme da GAbriela passou e se transformou em extremo carinho dela com ele. Ela cuida...é uma mocinha, cuida e me ajuda mesmo.
Ele está muito durinho...minha mãe o chama de preguinho, pois fica em pé, durinho com o pescocinho super duro, rs. Fala pra caramba...está super tagarela...cada grito que a gente se diverte. Ninguém assiste TV, pois ele não deixa.
Só um pequeno probleminha técnico me proecupa...ele nãoe stá fazendo cocô todos os dias :( ... As vezes fica até 3 dias sem fazer...

DENTES
Ah os dentes....devem estar coçando bastante, pois ele fica o tempo todo com a mãozinha na boca...se baba inteiro, e quando pega nossa mão, quer levar a boca, e ficar mordendo também. O papai adora essa manobra dele, rs.
Ele ainda mama só no peito e tem mamado umas 6 vezes por dia (é uma maratona pra quem trabalha, tenta malhar e cuida de 2 filhos).

BATIZADO
Mês passado (setembro) fizemos o batizado dele (somos católicos). Foi lindo, tudo perfeito. Aproveitamos e comemoramos o meu aniversário. Fizemos numa chácara e reunimos a familia e amigos próximos...adorei. Ele chorou durante a cerimônia, pois estava com fome, rs e durante o churras, dormiu a tarde toda.

Bom pretendo passar aqui mais vezes daqui em diante, pois pretendo ter esse blog como uma boa recordação desses momentos mágicos do meu bebê.
E-familynet.com Ticker E-familynet.com Ticker