sábado, 4 de agosto de 2012
Looks grávida para a posteridade
Aqui vou deixar algumas fotos para relembrar!!!
E algumas de famosas para servir de inspiração para as mamães.
Dicas dia a dia - 03/08! - Prepare-se para despesas extras no parto e pós.
É praticamente inevitável ter despesas que você não estava esperando, na hora do parto. Veja os cenários abaixo:
Para quem tem plano de saúde e vai usar obstetra do convênio
Você vai ter quase tudo pago, mas precisa se informar na maternidade sobre as seguintes despesas extras, que variam de hospital para hospital: taxa de paramentação para o pai, teste do pezinho ampliado, teste da orelhinha, vacinas particulares oferecidas na maternidade, refeições para o acompanhante, estacionamento e transporte.
Pergunte para o seu obstetra se todos os outros profissionais que vão participar do parto (como anestesista, instrumentador) são cobertos pelo convênio. Normalmente são, mas é melhor se informar antes para não levar sustos.
Para quem tem plano de saúde mas vai usar obstetra particular
As despesas hospitalares vão ser cobertas pelo plano. Você vai ter de arcar com os seguintes gastos: extras da maternidade conforme o item acima, mais honorários médicos (obstetra, assistente, anestesista, instrumentador). Se seu plano oferece algum tipo de reembolso, você vai precisar mandar um orçamento do médico antes (ligue para o convênio e confira).
Para quem não tem plano de saúde
Quem não tem plano de saúde, ou por algum motivo não pode usá-lo, tem duas opções: usar a rede pública ou pagar a maternidade particular. Todas as mulheres têm direito ao parto pelo SUS. Não adianta querer entrar num plano de saúde já grávida porque o parto não será coberto, devido à carência.
É preciso levar em conta também que, infelizmente, imprevistos acontecem, e você ou o bebê podem ter de ficar mais tempo internados. Um único dia de UTI neonatal em hospital privado pode custar mais que todo o "plano maternidade" que as maternidades oferecem. As maternidades alegam que sai mais barato pagar um plano como esse, com antecedência, do que simplesmente se internar e pagar as despesas uma por uma.
Os pacotes das maternidades particulares variam muito de preço e formato. Em média, funcionam assim: você contrata o plano maternidade a partir do quinto mês de gestação, e vai pagando em parcelas até a hora do parto. Os planos incluem as despesas de internação (dois dias para parto normal, três dias para cesárea), mais medicamentos, berçário, determinados exames. Alguns incluem os honorários do anestesista, outros não.
A maioria não inclui os honorários do médico e dos assistentes. Alguns oferecem "mimos", como massagem, fotos ou refeições para o companheiro. Verifique se estão incluídos exames e tratamento para icterícia, bem comum em recém-nascidos. Às vezes o parto normal é mais barato.
Você terá de pagar o pacote e mais os itens extras do início deste artigo.
Pesquise bem antes de fechar um plano assim, porque há muita variação de maternidade para maternidade. E peça referências ao seu médico e a outras pessoas que já tiveram bebês lá. A opinião do médico é importante porque ele saberá avaliar o seu risco de imprevistos.
terça-feira, 17 de julho de 2012
Reta final - 35 semanas
Esta semana, os dois rins do seu bebê estão totalmente prontos. O fígado também já consegue processar substâncias de que o corpo não vai precisar.
O volume de líquido amniótico diminuiu bastante, pois o bebê ocupa muito mais espaço dentro da barriga. O útero cresceu nada menos que mil vezes em relação ao tamanho original. Nesta fase você já deve ter engordado entre 11 e 14 quilos, e seu umbigo pode estar saltado e maior.
Talvez você tenha falta de ar, porque o útero está próximo às costelas. Experimente ficar de quatro para conseguir respirar mais fundo. Mesmo que o peso do útero sobre a bexiga a faça ir ao banheiro sem parar, não reduza sua ingestão de água -- seu bebê precisa de bastante líquido.
Uma boa idéia, contudo, é diminuir o consumo de bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerante, que podem multiplicar sua vontade constante de fazer xixi.
Logo seu médico deve pedir que você compareça a consultas semanais até o parto
quinta-feira, 10 de maio de 2012
terça-feira, 1 de maio de 2012
Beleza: o que pode e nãopode na gravidez.
segunda-feira, 30 de abril de 2012
Exercícios na gravidez...uma grávida quase atleta.
terça-feira, 3 de abril de 2012
Metade já foi...

Olá!
Lá se foram 20 semanas completas. Metade da gravidez já passou!
Fiz minha segunda ultra essa semana, é realmente uma menina: confirmada RAFAELA!
RAFAELA TUNUSSI CIA, minha segunda princesinha.
A Gabi aprovou depois de muita discussão, e todos (que me importam) gostaram.
Ela está com 15 cm da cabeça ao bumbum, idade gestacional compatível com a DUM, e todas as medidinhas dentro da normalidade, graças a Deus!!
Agora não tenho mais desculpa e devo mexer a bunda pra deixar tudo pronto até final de julho. Lembrando que o mês de junho pra mim sempre passa num piscar de olhos devido ao trabalho para a Festa do Peão de Americana, a qual trabalho prestando serviço de propaganda e marketing há 10 anos, devido as vendas de camarotes e principalmente devido aos aniversários das crianças, Felipe dia 01 e Gabi dia 27! Ufa...portanto tenho abril, maio e metade de julho pra deixar a parte grossa pronta.
A propósito morro de medo de deixar pra última hora como tudo em minha vida, e ela antecipar e eu não ter tudo pronto no momento mágico... Tenho pesadelos pensando em não ter lembrancinhas, enfeite porta e malinhas prontas. Fútil, eu sei, mas é assim, fazer o que.
Vou postar as fotinhos da ultra, e um pouco da linha do tempo da pança.
Bjs...até!
quarta-feira, 7 de março de 2012
Estou de volta... e barriguda!!!

Pois bem estou cá de volta, após um longo e tenebroso inverno, meu bebê com 1 ano e 9 meses, e pasmem, 4 meses de uma nova gravidez. Pois é, aconteceu. É tudo novo de novo!
Tudo indica que é uma nova princesinha.
Foi um susto. Não vou negar, eu não queria.
Passado um tempo ( que é com certeza o melhor remédio, o senhor da razão e etc) não me imagino sem meu bebê na barriga. Sonho com sua carinha todas as noites, fico imaginando. Apesar de estar estagnada nos preparativos. Não tenho nenhuma roupinha nova, nada. Mas convenhamos, muitas das coisas do Felipinho serão aproveitadas: carrinho, bebê conforto, berço, cadeirão, etc... Preciso mesmo focar nas roupinhas.
Tive um repente de loucura e cotei uma singela viagem a Miami pra fazer o enxoval, que toda grávida e mãe sabem que na terra do Tio Sam as coisas são infinitamente mais em conta do que em terras brasileiras. Porém a realidade tem o buraco mais embaixo. Só de avião e hospedagem ficaria em U$2.200,00 por cabeça ... R$ 7.480,00, mais uns R$ 10.000,00 pra levar pras compras (lembrando que é o terceiro filho, tenho q trazer mimos e roupas a todos). Inviabilizou tal viagem, já q em meu orçmento caberia no máximo, 1/4, rsss disso.
Hoje estou com 16 semanas e 4 dias de gravidez.
Estou ansiosa para a próxima consulta que será na próxima terça.
Pretendo retomar o blog, e assim ter um diário para futuras consultas saudosistas.
Por hoje é só.
Na próxima atualizo fotos dos meus dois pingos, da barriga e do gato do maridão. (Que terá um post a parte...é príncipe, mas as vezes vira sapo).
Até mais
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Feliz 2011!
Gente, ele começou engatinhar com 5 meses, o dente nasceu faltando 2 dias pra completar 4 meses e a cada dia está mais arteiro.
Volto mais tarde com fotos da primeira vez no mar, e das festas de fim de ano.
sábado, 9 de outubro de 2010
Nossa, q vergonha...4 meses sem passar por aqui.Mas a vida é uma loucura.
Com 2 pimpolhos em casa então, nem se fala.
Meu Felipe está com 4 meses. Lindo, fofo, gostoso.
Todo o ciúme da GAbriela passou e se transformou em extremo carinho dela com ele. Ela cuida...é uma mocinha, cuida e me ajuda mesmo.
Ele está muito durinho...minha mãe o chama de preguinho, pois fica em pé, durinho com o pescocinho super duro, rs. Fala pra caramba...está super tagarela...cada grito que a gente se diverte. Ninguém assiste TV, pois ele não deixa.
Só um pequeno probleminha técnico me proecupa...ele nãoe stá fazendo cocô todos os dias :( ... As vezes fica até 3 dias sem fazer...
DENTES
Ah os dentes....devem estar coçando bastante, pois ele fica o tempo todo com a mãozinha na boca...se baba inteiro, e quando pega nossa mão, quer levar a boca, e ficar mordendo também. O papai adora essa manobra dele, rs.
Ele ainda mama só no peito e tem mamado umas 6 vezes por dia (é uma maratona pra quem trabalha, tenta malhar e cuida de 2 filhos).
BATIZADO
Mês passado (setembro) fizemos o batizado dele (somos católicos). Foi lindo, tudo perfeito. Aproveitamos e comemoramos o meu aniversário. Fizemos numa chácara e reunimos a familia e amigos próximos...adorei. Ele chorou durante a cerimônia, pois estava com fome, rs e durante o churras, dormiu a tarde toda.
Bom pretendo passar aqui mais vezes daqui em diante, pois pretendo ter esse blog como uma boa recordação desses momentos mágicos do meu bebê.
domingo, 27 de junho de 2010
Aniversário da minha filha Gabriela!!
Hoje, 27/06 minha pincesa Gabriela faz 7 anos!
Amor da minha vida.
A letra dessa musiquinha traduz um pouco do amor e sentimento de mãe pra filha...
Filha...te amo muito, que Deus te abençoe e proteja hoje e sempre!
Menininha do meu coração
Eu só quero você
A três palmos do chão
Menininha, não cresça mais não
Fique pequenininha na minha canção
Senhorinha levada
Batendo palminha
Fingindo assustada
Do bicho-papão
Menininha, que graça é você
Uma coisinha assim
Começando a viver
Fique assim, meu amor
Sem crescer
Porque o mundo é ruim, é ruim
E você vai sofrer de repente
Uma desilusão
Porque a vida é somente
Teu bicho-papão
Fique assim, fique assim
Sempre assim
E se lembre de mim
Pelas coisas que eu dei
E também não se esqueça de mim
Quando você souber enfim
De tudo o que eu amei
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Muito feliz...mas com um pouco de melancolia - Baby Blues
Sobre o Baby blues...nunca tinha ouvido falar...agora estou me identificando.
Sinto falta da gravidez, de ser 'especial' sendo grávida, de ter meu bebê só pra mim. É louco, mas é o q sinto...muita falta da barriga, apesar de estar muito feliz com meu baby.
"Enquanto que a gravidez é vivida no quadro de um certo bem-estar psicológico, ao pós-parto associa-se, geralmente, uma diminuição do bem-estar da mulher. De facto, o período pós-parto é considerado um período de risco psicológico/mental na vida da mulher. Caracteriza-se por uma fase de instabilidade emocional, que afecta a grande maioria das mães, com sintomas que podem ser diversos.
Este quadro decorre do facto da mulher se ter que adaptar a um conjunto de mudanças que ocorrem a nível biológico, psicológico, conjugal e familiar, do qual pode resultar um desequilíbrio.
As primeiras mudanças associadas à maternidade verificam-se a nível biológico. O corpo da mulher muda progressivamente, ao longo da gravidez, mas, abruptamente após o nascimento do bebé.
A nível hormonal, os valores de progesterona e estrogénio que foram aumentando de forma gradual ao longo da gravidez, decrescem de forma brusca depois do parto, para voltar a assumir em poucos dias os valores anteriores à gravidez. Além disso, verifica-se a ocorrência de um aumento acentuado de prolactina para que se estabeleça a lactação.
Também a nível psicológico se operam grandes mudanças, sobretudo no que respeita à autonomia da mulher que passa a ter a seu cargo um bebé. Como consequência terá que integrar a sua identidade materna na sua identidade pessoal.
A nível conjugal, também ocorrem mudanças nomeadamente no que concerne à assumpção do novo papel parental, o qual deverá conciliar-se com a vida do casal.
Não obstante, pode ainda sinalizar-se todo um conjunto de mudanças a nível familiar, dado que a presença do bebé irá interferir com o equilíbrio existente entre os diversos membros da família.
Decorrida a euforia do pós-parto imediato, as mulheres tendem a entrar num estado ligeiramente depressivo - choro fácil, mudanças bruscas de humor, sensação de incapacidade, decepção, medo, insegurança, insónia, ansiedade, fadiga, irritabilidade e hipersensibilidade. Este quadro é benigno, não precisa de tratamento e denomina-se de “baby blues”. Ocorre sobretudo em consequência das alterações hormonais.
Alguns autores vêem no blues pós-parto “uma resposta emocional adequada e importante para a sobrevivência da espécie, dado que facilita a aproximação da mãe ao bebé” (…) “O blues pós-parto – considerado um aumento da reactividade emocional aos estímulos – constituir-se-ia, deste modo, na expressão subjectiva da activação do sistema biológico que promove a ligação mãe-bebé após o parto”
Apesar de ser um fenómeno normal e adaptativo, requer das pessoas mais significativas da mulher (companheiro, familiares, amigos) muito carinho, compreensão, apoio e incentivo. Ser mãe é algo que se aprende a cada dia e, como tal, torna-se essencial estar rodeada de pessoas que encorajam e apoiam as suas intuições, as tentativas para ser mãe, os comportamentos adoptados.
O apoio e participação da família são, deste modo, fundamentais para que esse estado depressivo normal durante o puerpério (baby blues), não se transforme em algo mais sério. Se este estado depressivo se prolongar é fundamental procurar ajuda especializada."
domingo, 6 de junho de 2010
Relato de um parto!!
28/05 - sexta-feira
Consegui marcar uma consulta no GO plantonista q possivelmente faria meu PC pré-agendado para 02/06. Fui para perguntar quanto ele cobraria, já q na troca de apartamento no hospital, teria q pagar o médico a parte, e para q marcasse o PC (esse foi o mesmo GO q fez o parto da minha primeira filha, há exatos 7 anos atrás, mas não é minha GO do pré-natal, pois ela não faz mais aprtos).
Ele me examinou, disse q meu bebê era grande, e me pediu para fazer a monitoragem na segunda-feira as 7 da manhã, daí sim poderíamos marcar o PC.
Final de semana
passei o sábado e domingo me preparando, comprando o q faltava, pregando quadros, chorando, cobrando atenção do marido, agradando a Gabi, chorando mais um pouco.
Na segunda-feira, acordei as 6, troquei minha filha para ir pra escola, çevei-a, e as 7h30 estava no hospital para fazer a monitoragem...
Ele me examinou, disse q eu tinha 1 dedo de dilatação apenas, fez o teste do líquido, disse q já estava bom, e me pediu para q me internasse no dia seguintem dia 01...ai q frio no barrigão. Um misto de felicidade e medo. E tambem uma certa correria, pois tinha muita coisa pra resolver no trabalho...muita mesmo. Fomos tomar um café da manhã no posto, empolgados, combinando os últimos momentos. Depois fui trabalhar e só saí de lá as 7 da noite, brigada com meu marido...sim, ele foi totalmente insensível...ainda levei a GAbi no balé, busquei, fui ao shopping. No shopping, brigamos muito, ele foi grosso, chorei, chorei.
Sei q ele está sob pressão, pois trabalhamos pra Festa do Peão de Americana, e a mesma começaria no dia seguinte (pense...) mas queria q ele tivesse noção do que é ter um bebê por 9 meses na barriga e saber q no dia seguinte vão tirar ela de lá.
Tive uma crise nervosa, chorei insesantemente e repetidamente gritando muito com ele...ate q ele se assustou e viu o quão insensível estava sendo.
Fui tomar um banho, e chorei por mais meia hora. Qdo saí, mais inchada do um pão antes ir pro forno, minha mãe estava em casa pra me ver.
Às 11 da noite terminei de arrumar a minha mala, e checar a mala do Felipe...tudo certo, tudo arrumado, fomos dormir.
Dia 01/06
às 6 da manhã levantei, rezei, tomei um banho, arrumei a Gabi, tiramos fotos (sobre ossa briga, não tocamos mais no assunto, como se nada tivesse acontecido), deixei a GAbi na minha mãe, pra ela leva-la na escola e fomos para o hospital.
Chegando lá, ainda escuro, começou a burocracia para a internação...com tdo preenchido ele foi ver qual o quarto eu ocuparia...e adivinhem...não tinha quarto disponível na maternidade ... só comigo mesmo.
Fiquei esperando um pouco...o Thiago foi resolver algumas coisas ali porperto, e logo me chamaram pois os médicos queriam começar logo, então me colocaram em outra ala do hospital...q ódiooooooo...mas tudo bem.
Estava bem nervosa, pois no PC da Gabi sofr um bocado.
Mal cheguei no quarto as enfermeiras já etraram, tiraram minha pressão, temperatura, pediram pra tirar rincos, relógio, etc...ouviu coração do meu pequeno pela última vez dentro da barriga. Me mandaram tomar um banho rápido com o produto antiséptico.
O enfermeiro já estava me esperando...coloquei a camisola, deitei e o caminho até o centro cirúrgico foi trash...estava bem nervosa. O thiago foi comigo...mas em certa porta teve q ficar esperando.
Frio...estava muito frio...eu estava gelada, com medo...falava pra mim mesma...Meu Deus o q estou fazendo aqui de novo, rs
Aí começaram a colocar o soro (dói pra KCT...é uma borrachinha q colocaram na veia da mão), arrumar a mesa, abrir meus braços, converar comigo. Mas ainda demorou uns 20 minutos até o anestesista vir. Fiquei apreensiva, a enfermeira pediu pra que relaxasse...o anestesista me falu q doeria menos do que a picada do soro...o q foi verdade.
Me deitaram e ele disse q começaria a esquentar e formigar. Colocaram a cortina. O anestesista disse q iria colocar morfina no meu soro pra nãos entir tanta dor, e em seguida colocaria um anti-alérgico para minimizar as coceiras pós anestesia.
Comecei a passar mal..mandaram q o Thiago entrasse...ele ficou do meu lado passando a mão no meu rosto...minha pressão deve ter ido no chão, pois suava frio, e tudo ia sumindo... o anestesista empurrava minha barriga de lado, e isso amenizava, mas não passava...ele dizia q a hora q começasse a tirar o bb, isso passaria...mas era horrível.
começaram então a puxar o Felipe... não dói...mas os puxões são violentos, e o anestesista empurrava por cima da barriga, e isso doía sim...e muito, fazia caretas e o Thi ficou meio nervoso... até q ele disse...nasceu...esperei pelo choro, ate q aquele chorinho alivia qq coisa...q delicia...chorei.
Esperei uns 3 minutos até q trouxeram e encostarm ele no meu rosto...todo quentinho lindo, cabeludo.
Nasceu às 8h24 de 01/06, com 3, 730 kg, 51 cm, apgar 9/9...
Fiquei apenas 1h30 na recuperação...a dor começou a vir e achei q o pesadelo iria começar. O enfermeiro me mandou mexer a perna, e graças a Deus passou rápido o efeito. Ele fez uma pequena massagem no abdomem...mais 1 segundo eu daria um murro no queixo dele...dói muuuuuuito...subiram comigo, o Thi veio me buscar e o enfermeiro disse q poucas vezes tinha visto o marido vir atrás da esposa na recuperação, já q eles só querem saber do filho, rs... mas ele estava um pouco com a cosnciência pesada pelo dia anterior né.
pra passar da maca pra cama, foi um parto, pois tive q pasar sozinha, segundo ele esse era o procedimento. Realmetne o anti-alergico fez efeito e não deixou q eu tivesse muita coceira...só tive um pouquinho no rosto. Mas a tremedeira durou bastante...cobertor nenhum adiantava. Agora os ono q o antialérgico provocou era maior do que eu...mas a ansiedade de ver meu pequeno era maior, então não dormi.
A mamada foi dificil, pois ele não sabia sugar (diferente da irmã, q parece q fez curso antes de nascer, rs)...
Após o banho era uma nova mulher, e pra minha surpresa nãos enti muita dor, foi super bem, bem diferente da primeira cesárea, em q no pós eu não conseguia nem abrir o olho de dor.
A primeira noite foi trashm pois ele chorou a noite toda de fome...pegou opeito, mas só o colostro pra ele nãoestava suficiente. Minha mãe q ficou comigo, tb como eu achou q eu estava ferrada, pois ele era beeeem chorão...Graças a Deus, um engano...ele é um anjo, e agora q o letie desceu, ele dorme a noite toda...um anjo...anjo mesmo.
Hj ele fez 5 dias. Estou com um pouco de melancolia...talvez um pouco de baby blues...não ei explicar. Uma vontade de passr por tudo isso de novo, de voltar os dias, pra poder aproveitar um pouco mais, de ter outro filho...sei lá. Mas to muito feliz, muito mesmo. Minha familia é linda, e sei q isso vai passar logo né?!
Desculpem o livro q escrevi, mas desembestei a escrever, rs
olha a cara linda do meu Felipinho!!!
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Nasceu...meu Felipe nasceu!
Nasceu com 3.730 gm 51 cm...um meninão lindo. Uma cesárea no dia 01/06.
Volto logo pra colocar fotos...bjs
domingo, 30 de maio de 2010
Contagem regressiva...
Meu DPP é 09/06, porém como é minha segunda cesárea, marcamos para o próximo dia 02, ou seja daqui a 3 dias.
O frioznho na barriga está grande, mas to tranquila.
Amanhã bem cedinho vou fazer a segunda monitoragem e em seguido o GO vai marcar o horário da cesárea.
Volto ainda pra contar + detalhes.
É um misto de sensações né?
Ao mesmo tempo q não aguento mais carregar tanto peso (engordei 20kg), o nenen não me deixa respirar, estou com uma inflamação no pé q me faz mancar e morrer de dor, tenho dor na lombar...mas mesmo assim já estou melancólica me despedindo do barrigão.
Ao mesmo tempo não vejo a hora de ver a carinha do Felipe. E acho q ele tá cansadinho de tanto aperto lá dentro, rs
Mas dá um medo.
Medo da anestesia, medo de faltar pra quem precisa de mim, medo de não dar conta de 2 filhos, medo de tudo.
Só queria nesse momento um pouco mais de carinho, ou paparico do maridão. Ele está meio perdidão com tanta informação...mas tudo bem, não adianta exigir mais do q eles podem dar.
Volto logo pra dar noticias...!!!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Verdades e Mentiras sobre a gravidez
Oi gente!
Tô correndo tanto com o trabaho, filha mais velha, e os últimos detahes antes do parto que não dá tempo de passar por aqui.
Amanhã tenho consulta e monitoragem. A ansiedades está grande...38 semanas + 1 dia! Amanhã marco o PC.
Olha que legal que achei no forum do e-familynet.com...vale a pena...
Verdades e Mentiras sobre a gravidez:
A sabedoria popular é vasta e os conselhos da sua avó são sempre muito bem-vindos ainda mais nessa fase. A gente sabe que você está ávida por qualquer informação sobre a gestação e o bebê, mas alguns ditos e crenças sobre o assunto não passam de balelas. Antes de sair por aí se entupindo de canjica para produzir mais leite, confira no que vale a pena acreditar.
Se pedir para a grávida mostrar a mão, e ela o fizer com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, menina.
Mentira. Como sua mão só tem dois lados, essa brincadeira tem 50% de chance de estar certa o mesmo de qualquer chute aleatório. Se você quer saber o sexo do bebê, melhor confiar no resultado do ultra-som.
Se o bebê chuta mais do lado direito, vai ser menino; do lado esquerdo é menina.
Mentira. Há 50% de chances de ser menino e 50% de chances de ser menina. O lado onde o bebê chuta não tem nada a ver com isso.
Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê vai ser cabeludo.
Mentira. A azia aquela sensação de queimação no estômago e no esôfago é causada pelo pressionamento do estômago que o útero faz e, principalmente, por causa da alimentação. Fazer várias pequenas refeições ao longo do dia minimiza o problema e não tem nenhuma relação com o cabelo do seu filhote.
A mulher deve comer bastante canja e canjica, e beber cerveja escura para ter mais leite.
Mentira. O que aumenta a produção de leite é beber muita água além de amamentar, porque quanto mais o bebê mama, mais leite você vai ter.
Amamentar emagrece.
Verdade. Fabricar leite exige um alto gasto calórico do organismo e ajuda a eliminar a água retida no organismo, o que ajuda a emagrecer.
Se a grávida sangrar é porque está perdendo o bebê
Meia-verdade. Qualquer perda de sangue é sinal de alerta, e você deve correr para o médico. Mas é bom saber que 30% das grávidas têm sangramentos no primeiro trimestre e, na maioria das vezes, não é sinal de aborto. No início da gestação, eles podem acontecer por causa da implantação do embrião no útero. No último trimestre, a perda de sangue pode ser sinal de descolamento da placenta, uma situação mais grave, ou simplesmente estar relacionado a pequenos rompimentos de vasos do colo do útero, inofensivos.
Comer raspas de panela e alimentos grudentos torna o trabalho de parto mais difícil.
Mito. Essa idéia não tem pé nem cabeça. O trabalho de parto é mais fácil quando a mãe se preparou física e psicologicamente. Há muitos motivos para ter dificuldades, de tensão à inversão da posição do bebê na barriga. Mas nenhum deles é causado pelo seu mingau.
Mulher grávida não faz exame preventivo.
Mentira. Também chamado de papanicolau, esse exame previne o câncer de colo de útero e deve fazer parte do pré-natal. Como o útero está mais frágil nessa fase, o exame é feito com mais cautela pelo médico.
Exercícios físicos durante a gravidez fazem mal.
Mentira. Só faz mal se a gestante tiver problemas de saúde, como alterações na coluna ou no coração. Tirando esses casos, o exercício físico sem exageros e em atividades de baixo impacto, como caminhadas e hidroginástica faz muito bem, sim. Se exercitar melhora o condicionamento físico, protege contra dores lombares, deixa seu humor e a auto-estima para cima e ainda ajuda a controlar o peso.
Se a grávida soprar a nuca do marido quando ele está dormindo, passa os enjôos para ele.
Mentira. Os enjôos são causados pela revolução dos hormônios no corpo da mulher. Seria ótimo dividir os desconfortos com o pai da criança, mas enjôos não são transferíveis.
É arriscado fazer sexo durante a gravidez, porque o pênis incomoda o bebê.
Mentira. Se a gestação é saudável, não há porquê não manter uma vida sexual ativa. Não há perigo de machucar o bebê: ele está bem protegido na barriga, dentro da bolsa d água, e não vai sentir nada. O sexo só deve ser evitado se houver problemas com a gravidez, como descolamento da placenta e pressão alta se for o caso, o médico vai avisar.
Se a grávida carregar chaves ou medalhas no pescoço, a criança nasce com marcas na pele.
Mentira. Não há nenhuma relação entre as bijuterias que você usa e a pele do seu bebê. Manchas e sinais são causados por determinação genética e, em alguns raros casos, por causa de doenças ou medicamentos tomados durante a gestação.
Grávidas não devem passar por baixo de cercas e varais, senão o cordão umbilical enrola no pescoço do bebê.
Mentira. Esse problema é causado pela movimentação do bebê no ventre, e não da mãe. Se for o caso, será diagnosticado pelo médico quando a hora do parto se aproximar, e pode ser necessário fazer uma cesárea.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
DICIONÁRIO DE UMA GRÁVIDA
Achei na net e pra falar a verdade não sei citar a fonte...mas é legal
Assento preferencial
Lugar nos transportes públicos reservado a pessoas que fingem que dormem ou a senhoras com crianças acima de 12 anos no colo. Você, grávida desprovida de meio de trasporte póprio (leia-se – pobre), tem que ir de pé no corredor mesmo.
Barriga
Se você já não tinha (sei sei) vai passar a ter, se você já tinha, depeça-se daquela cultuada pancinha de chop e de alô para o apê do seu bebê. Cresce em progressão geométrica. Causa ogeriza em mulheres mal resolvidas e faz com que desconhecidos queiram tocar sua pança.
Bebê
A coisa mais linda desse mundo que, por enquanto, só você sente, conhece e entende. Com apenas 4 meses de existência ele já é campeão de natação na casinha dele, e seu principal divertimento é treinar viradas olímpicas, futebol e Muai Tai.
Big
Ver verbete “Pai”.
Enjoô
Algo que você vai sentir das coisas mais esquisitas: café-com-leite, desodorante Avanço, bolacha água e sal, sua vizinha, enfim, pode ser de qualquer coisa e tem uma consequência óbvia e igualmente escatológica.
Estrias
Invenção de uma entidade do mal que não gostava de mulher e achava que além de menstruar, engravidar e ter celulite, a gente merecia mais um castigo. Inspirado no animal mais Kitch que já existiu, a zebra, o ser do mal (ou como diria o Titio Boa-Pinta Cramunhão) resolveu desenhar em locais estratégios (peitos, cintura, bunda, coxas e qualquer outro local que lhe possa proporcionar elogios) as listras bregas do maldito animal. E matou dois coelhos com uma só caixa d’água. Além de bagaçada você fica bem “out”, porque estampa de zebrinha vamo combiná né gente...
Fome
Seu mentor intelectual durante a gravidez. O dia foi bom se você comeu. Mas não qualquer coisa e sim pratos exóticos como: Banana com mussarela e molho branco ao forno; Pêssego com sal; Arroz feijão mostarda e garapa; comida japonesa; abacate com limão açúcar (esse eu to com vontade agora!) e por aí vai... Vou patentear tudo e vender pro Fasano depois que o Theo nascer.
Glamour
Característica da qual você estará totalmente desprovida.
Hugo
Aquele cuja presença será constantemente solicitada nos 4 primeiros meses de gravidez.
Idade Gestacional
Cálculo cabalístico e misterioso realizado por curandeiros da tribo para determinar quando você engravidou. A única pessoa que sabe a data exata é o bebê, e ele vai nascer a hora que ele bem entender. Ou seja, não faz a mínima diferença.
Líquido Aminiótico
A piscina olímpica do bebê, dotada de Raias para treinamento do esporte preferido.
Mãe
Acostume-se com a idéia, vc já é mãe, mas não caia na tentaçao de fazer o que eu fiz e dar castigos alimentares pro seu bebê ainda na barriga. Vai por mim, que vomita é você.
Nascimento
Para alguns o milagre da vida. Para mim um absurdo da natureza, algo que vai completamente contra as leis da física que com certeza deve ter sido inventado pelo mesmo Cramunhão iventor das estrias, que certamente é homem mas não gosta de mulher, e que nunca, jamais, vai ter que fazer uma coisa tão grande sair por um buraco tão pequeno! Deus abençoe a peridural, e tenho dito!
Pai
Aquele que te deixou neste estado. Um ser do sexo masculino que geralmente acaba engordando junto com você, que morre de medo de te ver deitar de bruços e que ganha o dia quando consegue sentir uma cambalhota com a mão na sua barriga e é a única pessoa do mundo que ainda te acha gata com 11 kilos a mais.
Seios
Me nego a comentar esse tópico, próximo!
Ultra-som
O filme mais emocionante da sua vida inteira. Ele dura poucos minutos, a imagem é péssima, só tem um ator principal que aparece pelado e não diz uma só palavra. E eis que de repente bate um coração a 152 por minuto. O seu dispara junto e você finalmente acredita que no ventre cresce uma nova vida, fazendo todo o resto parecer café pequeno diante do milagre que já é dentro de você.
E no final tudo vale a pena.
A gente descore que nunca mais vai estar sozinha...
quinta-feira, 13 de maio de 2010
36 semanas - 9 meses!!!
Você está grávida de 36 semanas completas, ou seja, está na 37a semana (e no nono e último mês)
Como seu bebê está crescendo
Parabéns! Ao final desta semana, sua gravidez terá chegado ao "termo" -- nomenclatura usada pelos médicos para dizer que o bebê já está formado e pode nascer a qualquer momento, sem ser classificado como prematuro.
Cada bebê é único, mas em média uma criança com idade gestacional de 37 semanas nasce com 2,86 quilos. Leia mais sobre o desenvolvimento do bebê esta semana.
Quer saber o que vai acontecer na semana que vem?
Como fica sua vida
Talvez você sinta cada vez mais pressão no baixo ventre, e perceba que sua barriga está mais baixa, ou seja, o bebê está encaixado.
Quando isso acontecer, seus pulmões e seu estômago terão um refresco, e vai ficar mais fácil respirar e comer. Andar, porém, é outra história -- algumas mulheres dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento (não se preocupe, é impossível isso acontecer).
Planeje-se
Será que chegou a hora? Aprenda a distinguir os verdadeiros sinais de que o trabalho de parto começou. Tenha à mão um telefone para chamar o seu parceiro em caso de emergência. Planeje como vai chegar ao hospital, deixe a mala da maternidade pronta e à vista.
É um bom momento para revisar tudo o que você sabe sobre o parto e quais são suas opções, para que você entenda o que está acontecendo na maternidade.
Por que a coceira intensa no corpo pode ser sinal de um problema mais sério.
Friozinho na barriga? É uma sensação incrível saber que seu bebê está tão perto de chegar.
Dicas úteis
Como aliviar a dor nas costas.
Dor nas costas
Ponto principal: Entre 50 e 75 por cento das mulheres sofrem de dor nas costas em algum momento da gravidez. No entanto, há muitos truques para aliviar o desconforto.
Muitas mulheres que já tinham dor nas costas antes de engravidar acham que ela vai melhorando conforme a gestação avança. Com a orientação e o tratamento adequado, é raro que a dor nas costas chegue a atrapalhar o parto.
Qual é a causa da dor nas costas na gravidez?
A dor nas costas na gravidez pode ser dividida em duas categorias. A primeira é a dor nas costas verdadeira, causada pelos mesmos fatores que a dor nas costas em pessoas que não estão grávidas. Ligamentos, músculos, discos e articulações podem ficar sobrecarregados devido a problemas de postura, ao hábito de carregar peso de maneira incorreta, à fraqueza ou insuficiência muscular e a lesões. O mais comum é que esse tipo de dor já exista antes da gravidez. A dor nas costas costuma piorar no fim do dia, ou quando se fica de pé por longos períodos. Isso se deve ao cansaço muscular e à distensão dos ligamentos, para sustentar o seu peso e o do bebê.
Uma pequena proporção de mulheres sofre de ciática durante a gravidez. Trata-se da dor no nervo ciático, na base das costas, dos lados, por inflamação ou pressão. Às vezes, o funcionamento do nervo pode ficar prejudicado, o que provoca fraqueza na perna ou sensação de formigamento. A dor pode se estender pela parte de trás da perna. Ao contrário do que acreditam as pessoas, a ciática não é causada pela pressão do bebê sobre o nervo. É provável que, se você tiver dor no nervo ciático, tenda a ter o problema grávida ou não. Tente identificar a ação ou posição que deflagram a dor (deitar de barriga para cima, por exemplo) e a evite.
O segundo tipo de dor nas costas é a dor no plexo pélvico. A maioria das mulheres que procura ajuda por causa da dor nas costas na gravidez tem esse tipo de dor. A dor no plexo pélvico é consequência da gravidez e deve ser tratada de forma diferente da dor nas costas comum. Os tratamentos tradicionais podem ser ineficazes e até piorar a dor no plexo pélvico.
Se você sentir dor na parte da frente, acima da vagina, no osso do púbis, pode estar sofrendo de um problema chamado disfunção da sínfese púbica.
É importante pedir ajuda ao seu médico ou a um especialista para ajudar a diferenciar a dor causada por esses problemas.
Tenho como prevenir a dor nas costas?
Um dos fatores benéficos é estar na melhor forma física possível antes de engravidar. Se você já está grávida, não é tarde demais para melhorar seu condicionamento físico. Fazer exercícios reduz a probabilidade de sofrer dor nas costas na gestação. Se você não está acostumada a se exercitar, comece devagar. Fazer atividades físicas moderadas com frequência, manter uma boa postura, evitar levantar peso e seguir algumas orientações simples para cuidar das costas podem prevenir o surgimento de dor. Se você tiver que carregar alguma coisa, segure o objeto bem perto do corpo, dobre os joelhos, e não as costas, e tente não torcer o corpo.
O que posso fazer para aliviar a dor nas costas?
• Tente uma massagem. Massagear a região lombar ajuda a amenizar a dor nos músculos. Experimente se apoiar nas costas de uma cadeira, sentada, ou deitar de lado. Seu parceiro pode massagear os músculos de cada lado ao longo da coluna ou se concentrar na região lombar. Um massagista profissional, um quiropraxista, o médico ou um fisioterapeuta podem ajudá-la ainda mais.
• Água e calor. Um banho quente de imersão, uma bolsa de água quente nas costas ou só o jato da água quente do chuveiro podem aliviar a dor nas costas.
• Use uma cinta de sustentação para grávidas. Seu médico pode recomendar o uso de um cinto de sustentação para ajudar a distribuir o peso da barriga e aliviar a sobrecarga nos músculos da barriga e das costas.
• Use travesseiros. Dormir de lado com um travesseiro embaixo da barriga pode reduzir a dor nas costas. Você também pode experimentar um travesseiro no meio das pernas.
• Exercícios. (Exercícios pélvicos e para a região do baixo abdome.) Para fazer exercícios abdominais de forma segura, fique de quatro e mantenha as costas retas. Inspire e, quando expirar, faça um exercício dos músculos pélvicos e ao mesmo tempo contraia a barriga. Mantenha a contração por entre 5 e 10 segundos, sem prender a respiração e sem mexer as costas. Relaxe os músculos devagar quando terminar.
• Se você tiver dor no cóccix, tome cuidado ao se sentar e arqueie as costas até ficar confortável. Use uma almofada macia ou em forma de anel, com um buraco no meio. Essas almofadas são vendidas em lojas de artigos médicos, mas você pode tentar uma bóia de criança, ou uma almofada de amamentação.
Fonte: Baby Center
domingo, 9 de maio de 2010
Chá de fraldas + churrasco coma Familia!
O tempo ajudou, não estava calor enm frio, nem choveu.
Vieram todos, tanto do meu lado, quanto do Thi. Ganhei bastante fraldas...um bom estoque. E Tb alguns itens de higiene q j[a ajuda bastante.
Montei o quarto no sábado a noite...falta um bocado de detalhe...mas tudo bem, o essencial está pronto.
check list do q falta...rs ai q medo:
- puxadores da cômoda
- quadrinhos da parede
- ursinho do berço
- shampoo e pomada para assadura
- camisola para amamentar
- roupas íntimas (daquela super sexy pra maternidade, rs)
- bolsa para o dia-a-dia - alguém me da uma sugstão...queria algo de cor tipo marron, azul marinho, jeans... mas não acho :(
acho q só...








