sexta-feira, 23 de abril de 2010

TUDOJUNTOEMISTURADO...

DESABAFO
Já que hj é sexta, estou sem e-mail, o dia está péssimo, vou empurrar com a barriga esse restinho de dia de trabalho... Vou postar um monte de coisas q estão na minha cabecinha, pra espairecer e esquecer os problemas... É pq tá difícil...o mundo está caindo na minha cabeça...mas tudo bem..DIAS MELHORES VIRÃO!

Bom vamos lá..
Agora nessa reta final (33 semanas)estou inchando pra caramba, abaixo uma foto do meu pézinho...



Então me indicaram esse creme para o maridão fazer massagem nos pés, de preferência a noite. Gostei, dá uma sensação de frescor, de alívio no inchaço.
PS: ainda estou esperando a massagem do maridão.



ULTRA 4D
Paguei particular com 30 semanas e Felipe se escondeu...não consegui ver nada.
Essa semana fui fazer a última US pelo convênio, e adivinhem? Deu pra ver...Na minha opinião é a cara da Gabi, consequentemente a cara do pai. rs...não tem jeito, os dois são a cara dele!



E pra deixar registrado, essa é a mamãe hipopótama (como diz minha filha Gabi) com 33 semanas...

De volta!

Então, dei uma sumida, pq a correria é grande. Queria parar de trabalhar pra me dedicar apenas a gravidez e aminha Gabriela, mas não conigo...é mais forte do que eu. E com essas e outras vou fazendo as coisas aos poucos...bem aos poucos.
Nesse feriado fiz um chá de fraldas bem simples, mas super gostoso com as amigas mais chegadas...no domingo será com a familia.
Vou postar algumas fotos...


No fim do dia estava com o pé parecendo um pão cru pronto pra ser colocado no forno. Tô inchando muuuito.
Mas foi muito gostoso reunir as amigas.
Fiz um video e vou ver se consigo postar...preciso editar e gravar em baixa definição.

Vcs veem pela foto q além de mim tem mais gravidinhas né, rs...é o ano da baleia.

Depois volto pra contar sobre o enxoval.





terça-feira, 13 de abril de 2010

31 semanas e 6 dias

Hoje estou com 31 semanas e alguns dias. Fui me aventurar no ultrassom 4D...me lasquei. Felipe estava com os bracinhos e perninha na frente do rosto...Mostrou o pipizinho, mas não mostrou o rosto,rs...temperamental.

Hj ficaram prontas as fotos de grávidas e com a familia, vou postar algumas.
Gostei do resultado...não somos modelos, nenhum ícone de beleza, mas ficou legal.

Agora vou atrás das lembrancinhas...estou começando a ficar aflita...a lista do que falta ainda é grande, e o dinheiro e o tempo são curtos, rs...mas vamos lá.





Oi!

sábado, 3 de abril de 2010

Resumo...


Desde a última postagem em 15 de março, várias coisas aconteceram...
Tive um pequeno sangramento, fui ao PS, fiz exames, inclusive uma ultra. Ele está super bem, ganhando muuuito peso e está tudo bem...nada na placenta, no útero...está tudo ótimo. Foi só um sustinho. O bom é q a médica diagnosticou uma Cândida, que imediatamente tratei, e estou me sentindo bem melhor do desconforto de corrimento e coceira.

Meu sobrinho Vitor nasceu no dia 19/03...com 4,2 kg e 53 cm, ou seja, um tourinho. O maior da maternidade, o mais fofo. Parece até q tem 2 meses. Muito bom ser tia!


Terminei de pintar o apartamento, mas o enxoval, ainda está estagnado. Mas tudo bem, acho q está tudo sob controle...eu acho. rs

Estou com 30 semanas, 7 meses, e 14 kg a mais...afff...quero só ver onde isso vai dar.

O Felipe mexe muuuuuito, e já virou de cabeça pra baixo de novo. Posição ótima pra nascer...vamos ver se o danadinho não volta a virar.

A data provável para o parto (DPP) é 09/06/2010...perguntei a minha médica se será possivel aguentar até 12 de junho mais ou menos. Foi taxativa em dizer que 99% de chance de ele nascer por vlta da 38ª ou 39ª semana, ou seja...de 26/05 a 02/06... Val, esquece a Festa do Peão", rs, nem pra passear nem pra trabalhar.


Continuo massageando o bico do seio com esponja vegetal; nunca tomei sol neles diretamente...o topless não me caíria bem com esse barrigão, rs; Também passo o "Massê" que ganhei, apesar de minha GO ser contra.

Na barriga, um hidratante manipulado a base de uréia...fedido, porém hidrata muito bem.

A celulite aumenta a cada dia, junto com as dores nas costas;

A irritação está na mesma (se não maior). Tenho exigido demasiadamente do Thiago. E é óbvio q não tenho o feedback esperado...mas vamos literalmente empurrando com a barriga...rs

Desde o dia 15, a Maria - minha digamos "secretária do lar", iniciou seus serviços...aos trancos e barrancos, pois as coisas aqui não são tão fáceis, mas 15 dias após o início, o saldo é positivo. Mas ainda está sob "averiguação";

Fui tirar aquelas fotos de gestante (brega, diga-se de passagem, mas adoooooro) eu adorei as fotos da Gabi e do Thi juntos (ficou constatado que são a cara de um e o focinho do outro). E no geral ficaram muito boas.Hj pela manhã fui escolher as fotos. Demoram 10 dias pra entregar, devidamente tratadas (santo Photoshop);


Falando em fotos, nessa semana comecei a por em prática o novo projeto de fotógrafa. Comprei uma máquina digital ótima, profissional... Agora estou me matriculado em cursos de fotografia e de photoshop, em breve estarei no mercado de trabalho...se Deus quiser!!!


Ah...também fui tomar a vacina contra H1N1...minha médica recomendou e fui com a cara e a coragem (já que e-mails e pessoas tentavam desencorajar); Não tive nenhuma reação, mas ela acontece com sintomas de resfriado, após 48 horas da aplicação. Ah, em tempo...não dói!


Bom acho que foi isso. Vou fotografar o que já tenho de enxoval do Felipe e volto pra postar.



30 semanas - mais pra lá do q pra cá!


Oi ! Essa da foto sou eu, com 30 semanas...ai q medo.
Apesar de ser a segunda gravidez, os medos são os mesmos, ou até maiores.
Veja o que acontece nessa semana com o Felipe...


Sua Gravidez: 30ª Semana de gravidez


Caso você ainda não saiba, agora já é tempo para você se informar sobre todo o procedimento e o que você deve fazer durante o parto. Você pode estar pensando em pular esta parte (como em "O que eu não sei não pode me machucar"), mas estamos aqui para lhe dizer que o que você não sabe vai doer mesmo assim ..., então é melhor ir. Ter aulas de parto é comparável às suas aulas no ensino regular e estar preparada para as provas é tão importante quanto estar preparada para o parto, principalmente por este pode ser comparado, muitas vezes, a uma "prova surpresa".

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...
Seu corpo

Por mais que você esteja aproveitando ganhar peso como um lutador de sumo e estar inchada da cabeça aos pés (brincadeira!), Há razões para se prestar muita atenção a ambos seu ganho de peso e qualquer expansão que está ocorrendo. Pré-eclâmpsia ou toxemia, é uma grave condição e potencialmente fatal que ocorre em uma pequena percentagem de gravidezes. É extremamente importante que as mulheres grávidas reconhecem os sinais e entrem em contato com o seu médico imediatamente se um ou mais dos sintomas estão presentes.

Embora a pré-eclâmpsia é potencialmente muito perigoso, quando devidamente tratada, pode ser bem administrada. Cuidado com o corpo cuidadosamente para sinais de pré-eclâmpsia, que pode incluir extremo inchaço, dores de cabeça e / ou súbito aumento de peso. Na sua nomeação, o seu médico irá manter um olho em sua pressão sanguínea, o que também pode ser um sintoma. Ainda vale a pena prestar muita atenção para que os seus sintomas, você provavelmente não deveria perder sono preocupado com pré-eclâmpsia. Apenas se concentre em tomar muito cuidado de si mesmo e de seu bebê.

Outro efeito colateral da gravidez arrasador, mas significativamente menos grave é a hemorróida. Não fique envergonhada. Inchaço dos vasos sanguíneos "lá em baixo" são comuns durante a gravidez. Para tentar evitar as hemorróidas, as grávidas devem tomar algumas providências, como ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Banho de banheira por 10 minutos com água morna várias vezes ao dia, pode ajudar.É importante também evitar a prisão de ventre. Para alcançar este objetivo deve-se adotar uma dieta rica em fibras e beber bastante água durante o dia (cerca de 2 litros).

A boa notícia é que as hemorróidas surgidas na gravidez geralmente não são graves e tendem a desaparecer ou regredir depois do parto. E então você estará ainda mais tranqüila para curtir seu bebezinho.
Seu bebê

Grandes notícias para o cérebro do bebê esta semana: A cabeça do bebê está crescendo, e o crescimento e desenvolvimento cerebral está bastante acelerado neste período. Praticamente todos os bebês já reagem à sons até a trigésima semana. Outros destaques desta semana:

O bebê está rodeado de cerca de 700 mililitros de líquido amniótico, mas esse volume irá diminuir à medida que o bebê cresce e preenche o útero. O bebê consegue agora distinguir entre a luminosidade e a escuridão e consegue até acompanhar uma fonte de luz.

Depois de nascer, manterá os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, irá reagir a alterações de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância da cara. Como vai querer pegá-lo ao colo o mais possível, essa será a posição perfeita para que o bebé a veja com olhos de ver.

"Eu vejo um cordão umbilical e o interior do útero da minha mãe!" Quando o bebê está acordado, os olhos já estão abertos e ele está longe da técnica horas olhando em volta, verificar o seu bastante escuro, limitado arredores.

As unhas estão finalmente prontas, provocando aos seus pais grande temor e angústia a primeira vez que eles tentam cortar as suas garras (fica mais fácil, nós prometemos)! Em adição, a medula óssea está completamente a cargo da produção dos glóbulos vermelhos. Confiem em nós, isto é uma boa coisa.

Seu bebê não ganhou muito peso ou altura, esta semana, como a maior parte de sua energia tem sido canalizado para o cérebro.
Sua vida

Se você planeja voltar ao trabalho após dar à luz, ou mesmo depois da licença maternidade, agora é a hora de investigar diferentes opções de cuidados para crianças:creche ou babá.

Pode parecer um pouco cedo para pensar sobre isso agora, mas algumas creches altamente desejáveis podem ter listas de espera além de poder demorar várias semanas para encontrar a babá correta.

Confira os seus benefícios na empresa onde trabalha: algumas empresas têm creche no local de trabalho e outras subsidiam uma creche próximo do local de trabalho, de modo que você não tem que pagar preço integral.

Esta é uma decisão difícil para muitas famílias como balancear as realidades financeiras e profissionais com as necessidades pessoais da sua família.

Todas estas decisões são tarefas pesadas e o que pode funcionar para uma mãe pode não funcionar para outra. Como todas as grandes decisões da vida são mais bem feitos durante as refeições, porque não partilhar uma mega sundae com o seu parceiro para discutir sobre o assunto? Extra chantili provavelmente irá ajudá-la a tomar uma decisão mais informada. :^)
Faz bem comer...

Aspargo,em forma de salada ou em conserva.

O aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do complexo B (ácido fólico), betacaroteno (provitamina A), além dos minerais cálcio, ferro e fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena.
É bom saber...
A necessidade nutricional do bebê durante o terceiro trimestre é altíssima. Mantenha os olhos bem abertos para a sua alimentação e não desista nem se canse de comer alimentos saudáveis e ricos em proteínas, principalmente agora. Vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio (aprox. 200 mg é depositado no esqueleto de seu bebê à cada dia) formam a sua lista de prioridades. Durante o terceiro trimestre é quando o esqueleto do bebê se modifica e seus ossos tornam-se mais duros e o cérebro, músculos e pulmões alcançam a maturidade.
Futuro papai
e você ainda não sabe o sexo do bebê seus parentes podem estar tentando fazer vários testes e desenvolver várias teorias para advinhar. Algumas dessas teorias são muito engraçadas. Por exemplo: se o pai é mais nervoso, uma menina está a caminho; se ele é mais calmo, é menino; se o pai faz muitos projetos no lar, é menino; se ele não faz esses projetos, é menina; se o pai ganha peso junto com a mãe, é menino; se ele mantém o peso é menina. E aí papai? O que está se passando com você?

segunda-feira, 15 de março de 2010

Álcool X Gravidez


Posso beber, mesmo estando grávida?

Fonte: Baby Center


Ninguém sabe ao certo o quanto o consumo de álcool durante a gestação pode afetar o desenvolvimento de um bebê, por isso o Ministério da Saúde aconselha que mulheres grávidas abstenham-se das bebidas alcoólicas nesse período.

Alguns médicos, no entanto, adotam uma postura mais flexível, permitindo que suas pacientes tomem, em ocasiões especiais, uma taça de vinho ou um copo de cerveja.

"Vale o bom senso", afirma a médica Rosiane Mattar, professora e integrante da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

No Reino Unido, as gestantes têm parâmetros mais claros para seguir se decidirem beber, apesar das advertências em contrário tanto do Royal College of Physicians (Instituto Real de Médicos) como do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (Instituto Real de Obstetras e Ginecologistas). Este último aconselha, por exemplo, que, se a mulher quiser mesmo beber, a quantidade ingerida durante a gestação não ultrapasse uma ou duas doses de álcool, uma ou duas vezes por semana.

O fato é que se desconhece qual é o consumo seguro de álcool durante a gravidez. Seria difícil fazer ensaios clínicos para testar os efeitos reais dos diversos níveis de álcool sobre o feto, e além disso as mulheres que bebem durante a gravidez muitas vezes não revelam esse fato aos médicos.

É preciso também levar em conta que o efeito da quantidade ingerida provavelmente difere de mulher para mulher, uma vez que cada organismo metaboliza o álcool de maneira diferente. Sabe-se, porém, que os efeitos dele são maiores em mulheres que fumam, consomem muita cafeína e alimentam-se mal.

A questão do consumo de álcool na gestação é tão séria que, em algumas regiões dos Estados Unidos, uma mulher pode até ser presa por colocar em risco a vida do feto se for constatado que ela bebeu demais.

Quais são os riscos comprovados?

Os pesquisadores já chegaram à conclusão de que o consumo regular de álcool afeta o bebê dentro do útero. Quando uma gestante bebe, o álcool atinge rapidamente o feto através da corrente sanguínea e da placenta.

Mulheres que tomam mais de seis doses de álcool por dia correm o risco de ter filhos com síndrome alcoólica fetal. Crianças nascidas com essa síndrome sofrem de retardo mental e do crescimento e de distúrbios de comportamento, e apresentam malformações cardíacas e na face.

As mulheres que consomem mais de dois copos de bebidas alcoólicas por dia durante a gestação têm mais chances de dar à luz bebês com problemas de fala e linguagem, de concentração e de hiperatividade, se comparadas àquelas que não bebem. Tais características são conhecidas como efeitos alcoólicos fetais -- uma consequência menos grave, mas ainda assim bastante séria, da ingestão de álcool durante a gravidez.

Quanto é uma dose ou unidade de álcool?

Uma unidade de álcool equivale a:
• 240 ml de cerveja (uma latinha contém 350ml)
• uma taça pequena de vinho
• um cálice de vinho do porto
• uma dose de um destilado como cachaça, vodca ou uísque

É seguro beber ocasionalmente?

Os especialistas não sabem o efeito que alguns drinques, por um curto espaço de tempo no início da gestação, podem ter sobre o feto. Mas eles aconselham precaução e sugerem que, ao descobrir que está grávida, a mulher pare mesmo de beber, ou pelo menos diminua o consumo de álcool para as quantidades descritas acima. Alguns médicos chegam a recomendar que as mulheres cortem as bebidas alcoólicas já quando começam a planejar uma gravidez.

Vale lembrar que um único "porre" isolado durante a gestação pode ser prejudicial ao bebê, mesmo que a mulher não beba mais nada no resto dos nove meses. Se você passou da conta sem saber que estava grávida, não precisa se desesperar. Converse com seu obstetra.

Como posso substituir o álcool?

Se evitar ou diminuir as bebidas alcoólicas parece difícil demais, tente substituí-las por cervejas não-alcoólicas ou coquetéis sem álcool. Experimente água com gás com um pouquinho de limão ou hortelã, e se for a uma festa que tiver bar de caipirinha, aproveite para pedir um drinque diferente sem álcool. Use a criatividade para não sentir vontade.

A doutora Mattar lembra que o "álcool é calórico e também compromete o ganho de peso adequado da grávida". Ela recomenda que, durante a gestação, além de água, as mulheres tomem sucos naturais.
Você pode experimentar também praticar outras atividades prazerosas e saudáveis, como massagens, caminhadas ou exercícios leves.

Peça a solidariedade do seu parceiro para que ele não beba enquanto você estiver grávida, assim você não se sentirá tentada.

Caso receie ter problemas com excesso de bebida, converse abertamente a respeito com seu médico ou solicite a indicação de um especialista no assunto. Ou, para conseguir ajuda confidencial em sua região, ligue para o serviço Viva-Voz da Secretaria Nacional Antidrogas, no telefone 0800 5100015, e descubra o Centro de Atenção Psicossocial mais próximo de você. Você também pode procurar entidades como os Alcoólicos Anônimos, que atendem 24 horas por dia pelo telefone 11 3315-9333.

domingo, 14 de março de 2010


Gestantes vão receber gratuitamente a vacina contra hepatite B a partir deste mês


O Ministério da Saúde (MS) acaba de anunciar que gestantes vão receber gratuitamente a vacina contra hepatite B a partir deste mês (março). A notícia surgiu em fevereiro, mas só hoje foi confirmada a data. Será preciso tomar três doses, sendo que a 2a deve ser depois de 30 dias da primeira e a terceira após 6 meses.


A hepatite B é transmitida pelo sangue, esperma e secreção vaginal. Pode acontecer pela relação sexual desprotegida ou pelo compartilhamento de objetos contaminados, como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, equipamentos de manicures e podólogos, materiais para colocação de piercing e para confecção de tatuagens. A transmissão também pode ocorrer da mãe infectada para o bebê. Se você é daquelas que, mesmo grávidas, prezam manter, semanalmente, os cuidados com as unhas, adote alguns cuidados importantes: nunca compartilhe alicate de cutícula com ninguém. Tenha o próprio conjunto (alicate e palito) e leve-o ao cabeleireiro. Isso para afastar o risco de ser contaminada pelo vírus da hepatite.

De acordo com a Ligia Raquel Brito, infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos (SP), a vacina é completamente segura e deve ser aplicada a partir do segundo trimestre de gestação. Mas converse antes com o seu obstetra.

Os efeitos colaterais são leves. A reação mais comum é dor no local da aplicação, mas podem aparecer outras, como inchaço, febre, mal-estar e náusea. Se você tiver algum desses sintomas, ligue para o seu médico.

Vírus perigoso

A hepatite B é uma inflamação do fígado causada por um vírus (VHB). No Brasil, 7,44% da população de 10 a 69 anos já teve contato com o a hepatite B. A prevenção e diagnóstico imediato são essenciais, afinal, sua evolução para a forma crônica ocorre em aproximadamente 5% a 10% dos adultos, que podem ainda desenvolver cirrose e câncer de fígado.

Seus sintomas mais comuns são mal-estar generalizado, dores de cabeça e no corpo, cansaço, falta de apetite, febre, icterícia, coceira, urina escura e fezes claras. Caso sejam identificados estes sinais é recomendado que se procure um médico imediatamente.


Fonte: Revista Crescer/ março 2010
E-familynet.com Ticker E-familynet.com Ticker