domingo, 27 de junho de 2010

Aniversário da minha filha Gabriela!!


Hoje, 27/06 minha pincesa Gabriela faz 7 anos!

Amor da minha vida.
A letra dessa musiquinha traduz um pouco do amor e sentimento de mãe pra filha...
Filha...te amo muito, que Deus te abençoe e proteja hoje e sempre!

Menininha do meu coração
Eu só quero você
A três palmos do chão
Menininha, não cresça mais não
Fique pequenininha na minha canção
Senhorinha levada
Batendo palminha
Fingindo assustada
Do bicho-papão

Menininha, que graça é você
Uma coisinha assim
Começando a viver
Fique assim, meu amor
Sem crescer
Porque o mundo é ruim, é ruim
E você vai sofrer de repente
Uma desilusão
Porque a vida é somente
Teu bicho-papão

Fique assim, fique assim
Sempre assim
E se lembre de mim
Pelas coisas que eu dei
E também não se esqueça de mim
Quando você souber enfim
De tudo o que eu amei

"Valsa para uma meninha" - Vinicius de Moraes

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Muito feliz...mas com um pouco de melancolia - Baby Blues


Esse post escrevi em 07/06, qdo o Felipe havia nascido a apenas 7 dias. SAlvei raacunho e não publiquei. Hj melhorei bem, mas ainda penso na falta q a barriga faz.


Sobre o Baby blues...nunca tinha ouvido falar...agora estou me identificando.
Sinto falta da gravidez, de ser 'especial' sendo grávida, de ter meu bebê só pra mim. É louco, mas é o q sinto...muita falta da barriga, apesar de estar muito feliz com meu baby.


"Enquanto que a gravidez é vivida no quadro de um certo bem-estar psicológico, ao pós-parto associa-se, geralmente, uma diminuição do bem-estar da mulher. De facto, o período pós-parto é considerado um período de risco psicológico/mental na vida da mulher. Caracteriza-se por uma fase de instabilidade emocional, que afecta a grande maioria das mães, com sintomas que podem ser diversos.

Este quadro decorre do facto da mulher se ter que adaptar a um conjunto de mudanças que ocorrem a nível biológico, psicológico, conjugal e familiar, do qual pode resultar um desequilíbrio.

As primeiras mudanças associadas à maternidade verificam-se a nível biológico. O corpo da mulher muda progressivamente, ao longo da gravidez, mas, abruptamente após o nascimento do bebé.
A nível hormonal, os valores de progesterona e estrogénio que foram aumentando de forma gradual ao longo da gravidez, decrescem de forma brusca depois do parto, para voltar a assumir em poucos dias os valores anteriores à gravidez. Além disso, verifica-se a ocorrência de um aumento acentuado de prolactina para que se estabeleça a lactação.

Também a nível psicológico se operam grandes mudanças, sobretudo no que respeita à autonomia da mulher que passa a ter a seu cargo um bebé. Como consequência terá que integrar a sua identidade materna na sua identidade pessoal.

A nível conjugal, também ocorrem mudanças nomeadamente no que concerne à assumpção do novo papel parental, o qual deverá conciliar-se com a vida do casal.
Não obstante, pode ainda sinalizar-se todo um conjunto de mudanças a nível familiar, dado que a presença do bebé irá interferir com o equilíbrio existente entre os diversos membros da família.

Decorrida a euforia do pós-parto imediato, as mulheres tendem a entrar num estado ligeiramente depressivo - choro fácil, mudanças bruscas de humor, sensação de incapacidade, decepção, medo, insegurança, insónia, ansiedade, fadiga, irritabilidade e hipersensibilidade. Este quadro é benigno, não precisa de tratamento e denomina-se de “baby blues”. Ocorre sobretudo em consequência das alterações hormonais.

Alguns autores vêem no blues pós-parto “uma resposta emocional adequada e importante para a sobrevivência da espécie, dado que facilita a aproximação da mãe ao bebé” (…) “O blues pós-parto – considerado um aumento da reactividade emocional aos estímulos – constituir-se-ia, deste modo, na expressão subjectiva da activação do sistema biológico que promove a ligação mãe-bebé após o parto”

Apesar de ser um fenómeno normal e adaptativo, requer das pessoas mais significativas da mulher (companheiro, familiares, amigos) muito carinho, compreensão, apoio e incentivo. Ser mãe é algo que se aprende a cada dia e, como tal, torna-se essencial estar rodeada de pessoas que encorajam e apoiam as suas intuições, as tentativas para ser mãe, os comportamentos adoptados.

O apoio e participação da família são, deste modo, fundamentais para que esse estado depressivo normal durante o puerpério (baby blues), não se transforme em algo mais sério. Se este estado depressivo se prolongar é fundamental procurar ajuda especializada."

domingo, 6 de junho de 2010

Relato de um parto!!

Tentarei ser breve, pq está tudo na minha cabeça, cada detalhe desse momento mágico.

28/05 - sexta-feira
Consegui marcar uma consulta no GO plantonista q possivelmente faria meu PC pré-agendado para 02/06. Fui para perguntar quanto ele cobraria, já q na troca de apartamento no hospital, teria q pagar o médico a parte, e para q marcasse o PC (esse foi o mesmo GO q fez o parto da minha primeira filha, há exatos 7 anos atrás, mas não é minha GO do pré-natal, pois ela não faz mais aprtos).
Ele me examinou, disse q meu bebê era grande, e me pediu para fazer a monitoragem na segunda-feira as 7 da manhã, daí sim poderíamos marcar o PC.

Final de semana
passei o sábado e domingo me preparando, comprando o q faltava, pregando quadros, chorando, cobrando atenção do marido, agradando a Gabi, chorando mais um pouco.

Na segunda-feira, acordei as 6, troquei minha filha para ir pra escola, çevei-a, e as 7h30 estava no hospital para fazer a monitoragem...
Ele me examinou, disse q eu tinha 1 dedo de dilatação apenas, fez o teste do líquido, disse q já estava bom, e me pediu para q me internasse no dia seguintem dia 01...ai q frio no barrigão. Um misto de felicidade e medo. E tambem uma certa correria, pois tinha muita coisa pra resolver no trabalho...muita mesmo. Fomos tomar um café da manhã no posto, empolgados, combinando os últimos momentos. Depois fui trabalhar e só saí de lá as 7 da noite, brigada com meu marido...sim, ele foi totalmente insensível...ainda levei a GAbi no balé, busquei, fui ao shopping. No shopping, brigamos muito, ele foi grosso, chorei, chorei.
Sei q ele está sob pressão, pois trabalhamos pra Festa do Peão de Americana, e a mesma começaria no dia seguinte (pense...) mas queria q ele tivesse noção do que é ter um bebê por 9 meses na barriga e saber q no dia seguinte vão tirar ela de lá.
Tive uma crise nervosa, chorei insesantemente e repetidamente gritando muito com ele...ate q ele se assustou e viu o quão insensível estava sendo.
Fui tomar um banho, e chorei por mais meia hora. Qdo saí, mais inchada do um pão antes ir pro forno, minha mãe estava em casa pra me ver.
Às 11 da noite terminei de arrumar a minha mala, e checar a mala do Felipe...tudo certo, tudo arrumado, fomos dormir.

Dia 01/06
às 6 da manhã levantei, rezei, tomei um banho, arrumei a Gabi, tiramos fotos (sobre ossa briga, não tocamos mais no assunto, como se nada tivesse acontecido), deixei a GAbi na minha mãe, pra ela leva-la na escola e fomos para o hospital.
Chegando lá, ainda escuro, começou a burocracia para a internação...com tdo preenchido ele foi ver qual o quarto eu ocuparia...e adivinhem...não tinha quarto disponível na maternidade ... só comigo mesmo.
Fiquei esperando um pouco...o Thiago foi resolver algumas coisas ali porperto, e logo me chamaram pois os médicos queriam começar logo, então me colocaram em outra ala do hospital...q ódiooooooo...mas tudo bem.
Estava bem nervosa, pois no PC da Gabi sofr um bocado.
Mal cheguei no quarto as enfermeiras já etraram, tiraram minha pressão, temperatura, pediram pra tirar rincos, relógio, etc...ouviu coração do meu pequeno pela última vez dentro da barriga. Me mandaram tomar um banho rápido com o produto antiséptico.
O enfermeiro já estava me esperando...coloquei a camisola, deitei e o caminho até o centro cirúrgico foi trash...estava bem nervosa. O thiago foi comigo...mas em certa porta teve q ficar esperando.
Frio...estava muito frio...eu estava gelada, com medo...falava pra mim mesma...Meu Deus o q estou fazendo aqui de novo, rs
Aí começaram a colocar o soro (dói pra KCT...é uma borrachinha q colocaram na veia da mão), arrumar a mesa, abrir meus braços, converar comigo. Mas ainda demorou uns 20 minutos até o anestesista vir. Fiquei apreensiva, a enfermeira pediu pra que relaxasse...o anestesista me falu q doeria menos do que a picada do soro...o q foi verdade.
Me deitaram e ele disse q começaria a esquentar e formigar. Colocaram a cortina. O anestesista disse q iria colocar morfina no meu soro pra nãos entir tanta dor, e em seguida colocaria um anti-alérgico para minimizar as coceiras pós anestesia.
Comecei a passar mal..mandaram q o Thiago entrasse...ele ficou do meu lado passando a mão no meu rosto...minha pressão deve ter ido no chão, pois suava frio, e tudo ia sumindo... o anestesista empurrava minha barriga de lado, e isso amenizava, mas não passava...ele dizia q a hora q começasse a tirar o bb, isso passaria...mas era horrível.
começaram então a puxar o Felipe... não dói...mas os puxões são violentos, e o anestesista empurrava por cima da barriga, e isso doía sim...e muito, fazia caretas e o Thi ficou meio nervoso... até q ele disse...nasceu...esperei pelo choro, ate q aquele chorinho alivia qq coisa...q delicia...chorei.
Esperei uns 3 minutos até q trouxeram e encostarm ele no meu rosto...todo quentinho lindo, cabeludo.
Nasceu às 8h24 de 01/06, com 3, 730 kg, 51 cm, apgar 9/9...
Fiquei apenas 1h30 na recuperação...a dor começou a vir e achei q o pesadelo iria começar. O enfermeiro me mandou mexer a perna, e graças a Deus passou rápido o efeito. Ele fez uma pequena massagem no abdomem...mais 1 segundo eu daria um murro no queixo dele...dói muuuuuuito...subiram comigo, o Thi veio me buscar e o enfermeiro disse q poucas vezes tinha visto o marido vir atrás da esposa na recuperação, já q eles só querem saber do filho, rs... mas ele estava um pouco com a cosnciência pesada pelo dia anterior né.
pra passar da maca pra cama, foi um parto, pois tive q pasar sozinha, segundo ele esse era o procedimento. Realmetne o anti-alergico fez efeito e não deixou q eu tivesse muita coceira...só tive um pouquinho no rosto. Mas a tremedeira durou bastante...cobertor nenhum adiantava. Agora os ono q o antialérgico provocou era maior do que eu...mas a ansiedade de ver meu pequeno era maior, então não dormi.
A mamada foi dificil, pois ele não sabia sugar (diferente da irmã, q parece q fez curso antes de nascer, rs)...
Após o banho era uma nova mulher, e pra minha surpresa nãos enti muita dor, foi super bem, bem diferente da primeira cesárea, em q no pós eu não conseguia nem abrir o olho de dor.
A primeira noite foi trashm pois ele chorou a noite toda de fome...pegou opeito, mas só o colostro pra ele nãoestava suficiente. Minha mãe q ficou comigo, tb como eu achou q eu estava ferrada, pois ele era beeeem chorão...Graças a Deus, um engano...ele é um anjo, e agora q o letie desceu, ele dorme a noite toda...um anjo...anjo mesmo.
Hj ele fez 5 dias. Estou com um pouco de melancolia...talvez um pouco de baby blues...não ei explicar. Uma vontade de passr por tudo isso de novo, de voltar os dias, pra poder aproveitar um pouco mais, de ter outro filho...sei lá. Mas to muito feliz, muito mesmo. Minha familia é linda, e sei q isso vai passar logo né?!
Desculpem o livro q escrevi, mas desembestei a escrever, rs

olha a cara linda do meu Felipinho!!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nasceu...meu Felipe nasceu!

Meu Felipe nasceu!
Nasceu com 3.730 gm 51 cm...um meninão lindo. Uma cesárea no dia 01/06.
Volto logo pra colocar fotos...bjs

domingo, 30 de maio de 2010

Contagem regressiva...

Ai ai...estou em contagem regressiva.
Meu DPP é 09/06, porém como é minha segunda cesárea, marcamos para o próximo dia 02, ou seja daqui a 3 dias.
O frioznho na barriga está grande, mas to tranquila.
Amanhã bem cedinho vou fazer a segunda monitoragem e em seguido o GO vai marcar o horário da cesárea.
Volto ainda pra contar + detalhes.
É um misto de sensações né?
Ao mesmo tempo q não aguento mais carregar tanto peso (engordei 20kg), o nenen não me deixa respirar, estou com uma inflamação no pé q me faz mancar e morrer de dor, tenho dor na lombar...mas mesmo assim já estou melancólica me despedindo do barrigão.
Ao mesmo tempo não vejo a hora de ver a carinha do Felipe. E acho q ele tá cansadinho de tanto aperto lá dentro, rs
Mas dá um medo.
Medo da anestesia, medo de faltar pra quem precisa de mim, medo de não dar conta de 2 filhos, medo de tudo.
Só queria nesse momento um pouco mais de carinho, ou paparico do maridão. Ele está meio perdidão com tanta informação...mas tudo bem, não adianta exigir mais do q eles podem dar.

Volto logo pra dar noticias...!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Verdades e Mentiras sobre a gravidez


Oi gente!
Tô correndo tanto com o trabaho, filha mais velha, e os últimos detahes antes do parto que não dá tempo de passar por aqui.
Amanhã tenho consulta e monitoragem. A ansiedades está grande...38 semanas + 1 dia! Amanhã marco o PC.
Olha que legal que achei no forum do e-familynet.com...vale a pena...

Verdades e Mentiras sobre a gravidez:

A sabedoria popular é vasta e os conselhos da sua avó são sempre muito bem-vindos ainda mais nessa fase. A gente sabe que você está ávida por qualquer informação sobre a gestação e o bebê, mas alguns ditos e crenças sobre o assunto não passam de balelas. Antes de sair por aí se entupindo de canjica para produzir mais leite, confira no que vale a pena acreditar.


Se pedir para a grávida mostrar a mão, e ela o fizer com a palma para baixo, será menino. Se a palma estiver para cima, menina.

Mentira. Como sua mão só tem dois lados, essa brincadeira tem 50% de chance de estar certa o mesmo de qualquer chute aleatório. Se você quer saber o sexo do bebê, melhor confiar no resultado do ultra-som.
Se o bebê chuta mais do lado direito, vai ser menino; do lado esquerdo é menina.
Mentira. Há 50% de chances de ser menino e 50% de chances de ser menina. O lado onde o bebê chuta não tem nada a ver com isso.

Se a grávida tem muita azia, é porque o bebê vai ser cabeludo.

Mentira. A azia aquela sensação de queimação no estômago e no esôfago é causada pelo pressionamento do estômago que o útero faz e, principalmente, por causa da alimentação. Fazer várias pequenas refeições ao longo do dia minimiza o problema e não tem nenhuma relação com o cabelo do seu filhote.


A mulher deve comer bastante canja e canjica, e beber cerveja escura para ter mais leite.

Mentira. O que aumenta a produção de leite é beber muita água além de amamentar, porque quanto mais o bebê mama, mais leite você vai ter.

Amamentar emagrece.

Verdade. Fabricar leite exige um alto gasto calórico do organismo e ajuda a eliminar a água retida no organismo, o que ajuda a emagrecer.


Se a grávida sangrar é porque está perdendo o bebê

Meia-verdade. Qualquer perda de sangue é sinal de alerta, e você deve correr para o médico. Mas é bom saber que 30% das grávidas têm sangramentos no primeiro trimestre e, na maioria das vezes, não é sinal de aborto. No início da gestação, eles podem acontecer por causa da implantação do embrião no útero. No último trimestre, a perda de sangue pode ser sinal de descolamento da placenta, uma situação mais grave, ou simplesmente estar relacionado a pequenos rompimentos de vasos do colo do útero, inofensivos.

Comer raspas de panela e alimentos grudentos torna o trabalho de parto mais difícil.

Mito. Essa idéia não tem pé nem cabeça. O trabalho de parto é mais fácil quando a mãe se preparou física e psicologicamente. Há muitos motivos para ter dificuldades, de tensão à inversão da posição do bebê na barriga. Mas nenhum deles é causado pelo seu mingau.

Mulher grávida não faz exame preventivo.

Mentira. Também chamado de papanicolau, esse exame previne o câncer de colo de útero e deve fazer parte do pré-natal. Como o útero está mais frágil nessa fase, o exame é feito com mais cautela pelo médico.

Exercícios físicos durante a gravidez fazem mal.

Mentira. Só faz mal se a gestante tiver problemas de saúde, como alterações na coluna ou no coração. Tirando esses casos, o exercício físico sem exageros e em atividades de baixo impacto, como caminhadas e hidroginástica faz muito bem, sim. Se exercitar melhora o condicionamento físico, protege contra dores lombares, deixa seu humor e a auto-estima para cima e ainda ajuda a controlar o peso.


Se a grávida soprar a nuca do marido quando ele está dormindo, passa os enjôos para ele.

Mentira. Os enjôos são causados pela revolução dos hormônios no corpo da mulher. Seria ótimo dividir os desconfortos com o pai da criança, mas enjôos não são transferíveis.

É arriscado fazer sexo durante a gravidez, porque o pênis incomoda o bebê.

Mentira. Se a gestação é saudável, não há porquê não manter uma vida sexual ativa. Não há perigo de machucar o bebê: ele está bem protegido na barriga, dentro da bolsa d água, e não vai sentir nada. O sexo só deve ser evitado se houver problemas com a gravidez, como descolamento da placenta e pressão alta se for o caso, o médico vai avisar.

Se a grávida carregar chaves ou medalhas no pescoço, a criança nasce com marcas na pele.

Mentira. Não há nenhuma relação entre as bijuterias que você usa e a pele do seu bebê. Manchas e sinais são causados por determinação genética e, em alguns raros casos, por causa de doenças ou medicamentos tomados durante a gestação.

Grávidas não devem passar por baixo de cercas e varais, senão o cordão umbilical enrola no pescoço do bebê.

Mentira. Esse problema é causado pela movimentação do bebê no ventre, e não da mãe. Se for o caso, será diagnosticado pelo médico quando a hora do parto se aproximar, e pode ser necessário fazer uma cesárea.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

DICIONÁRIO DE UMA GRÁVIDA

Já postei isso uma vez...mas agora 8 meses + tarde, faz mais sentido...
Achei na net e pra falar a verdade não sei citar a fonte...mas é legal

Assento preferencial

Lugar nos transportes públicos reservado a pessoas que fingem que dormem ou a senhoras com crianças acima de 12 anos no colo. Você, grávida desprovida de meio de trasporte póprio (leia-se – pobre), tem que ir de pé no corredor mesmo.

Barriga

Se você já não tinha (sei sei) vai passar a ter, se você já tinha, depeça-se daquela cultuada pancinha de chop e de alô para o apê do seu bebê. Cresce em progressão geométrica. Causa ogeriza em mulheres mal resolvidas e faz com que desconhecidos queiram tocar sua pança.

Bebê

A coisa mais linda desse mundo que, por enquanto, só você sente, conhece e entende. Com apenas 4 meses de existência ele já é campeão de natação na casinha dele, e seu principal divertimento é treinar viradas olímpicas, futebol e Muai Tai.

Big

Ver verbete “Pai”.

Enjoô

Algo que você vai sentir das coisas mais esquisitas: café-com-leite, desodorante Avanço, bolacha água e sal, sua vizinha, enfim, pode ser de qualquer coisa e tem uma consequência óbvia e igualmente escatológica.

Estrias

Invenção de uma entidade do mal que não gostava de mulher e achava que além de menstruar, engravidar e ter celulite, a gente merecia mais um castigo. Inspirado no animal mais Kitch que já existiu, a zebra, o ser do mal (ou como diria o Titio Boa-Pinta Cramunhão) resolveu desenhar em locais estratégios (peitos, cintura, bunda, coxas e qualquer outro local que lhe possa proporcionar elogios) as listras bregas do maldito animal. E matou dois coelhos com uma só caixa d’água. Além de bagaçada você fica bem “out”, porque estampa de zebrinha vamo combiná né gente...

Fome

Seu mentor intelectual durante a gravidez. O dia foi bom se você comeu. Mas não qualquer coisa e sim pratos exóticos como: Banana com mussarela e molho branco ao forno; Pêssego com sal; Arroz feijão mostarda e garapa; comida japonesa; abacate com limão açúcar (esse eu to com vontade agora!) e por aí vai... Vou patentear tudo e vender pro Fasano depois que o Theo nascer.


Glamour

Característica da qual você estará totalmente desprovida.

Hugo

Aquele cuja presença será constantemente solicitada nos 4 primeiros meses de gravidez.

Idade Gestacional

Cálculo cabalístico e misterioso realizado por curandeiros da tribo para determinar quando você engravidou. A única pessoa que sabe a data exata é o bebê, e ele vai nascer a hora que ele bem entender. Ou seja, não faz a mínima diferença.

Líquido Aminiótico

A piscina olímpica do bebê, dotada de Raias para treinamento do esporte preferido.

Mãe

Acostume-se com a idéia, vc já é mãe, mas não caia na tentaçao de fazer o que eu fiz e dar castigos alimentares pro seu bebê ainda na barriga. Vai por mim, que vomita é você.

Nascimento

Para alguns o milagre da vida. Para mim um absurdo da natureza, algo que vai completamente contra as leis da física que com certeza deve ter sido inventado pelo mesmo Cramunhão iventor das estrias, que certamente é homem mas não gosta de mulher, e que nunca, jamais, vai ter que fazer uma coisa tão grande sair por um buraco tão pequeno! Deus abençoe a peridural, e tenho dito!

Pai

Aquele que te deixou neste estado. Um ser do sexo masculino que geralmente acaba engordando junto com você, que morre de medo de te ver deitar de bruços e que ganha o dia quando consegue sentir uma cambalhota com a mão na sua barriga e é a única pessoa do mundo que ainda te acha gata com 11 kilos a mais.

Seios

Me nego a comentar esse tópico, próximo!

Ultra-som

O filme mais emocionante da sua vida inteira. Ele dura poucos minutos, a imagem é péssima, só tem um ator principal que aparece pelado e não diz uma só palavra. E eis que de repente bate um coração a 152 por minuto. O seu dispara junto e você finalmente acredita que no ventre cresce uma nova vida, fazendo todo o resto parecer café pequeno diante do milagre que já é dentro de você.


E no final tudo vale a pena.
A gente descore que nunca mais vai estar sozinha...
E-familynet.com Ticker E-familynet.com Ticker