quinta-feira, 13 de maio de 2010

36 semanas - 9 meses!!!

36 Semanas



Você está grávida de 36 semanas completas, ou seja, está na 37a semana (e no nono e último mês)

Como seu bebê está crescendo

Parabéns! Ao final desta semana, sua gravidez terá chegado ao "termo" -- nomenclatura usada pelos médicos para dizer que o bebê já está formado e pode nascer a qualquer momento, sem ser classificado como prematuro.

Cada bebê é único, mas em média uma criança com idade gestacional de 37 semanas nasce com 2,86 quilos. Leia mais sobre o desenvolvimento do bebê esta semana.
Quer saber o que vai acontecer na semana que vem?


Como fica sua vida

Talvez você sinta cada vez mais pressão no baixo ventre, e perceba que sua barriga está mais baixa, ou seja, o bebê está encaixado.

Quando isso acontecer, seus pulmões e seu estômago terão um refresco, e vai ficar mais fácil respirar e comer. Andar, porém, é outra história -- algumas mulheres dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento (não se preocupe, é impossível isso acontecer).
Planeje-se

Será que chegou a hora? Aprenda a distinguir os verdadeiros sinais de que o trabalho de parto começou. Tenha à mão um telefone para chamar o seu parceiro em caso de emergência. Planeje como vai chegar ao hospital, deixe a mala da maternidade pronta e à vista.

É um bom momento para revisar tudo o que você sabe sobre o parto e quais são suas opções, para que você entenda o que está acontecendo na maternidade.

Por que a coceira intensa no corpo pode ser sinal de um problema mais sério.

Friozinho na barriga? É uma sensação incrível saber que seu bebê está tão perto de chegar.
Dicas úteis
Como aliviar a dor nas costas.

Dor nas costas

Escrito para o BabyCenter Brasil

Ponto principal: Entre 50 e 75 por cento das mulheres sofrem de dor nas costas em algum momento da gravidez. No entanto, há muitos truques para aliviar o desconforto.

Muitas mulheres que já tinham dor nas costas antes de engravidar acham que ela vai melhorando conforme a gestação avança. Com a orientação e o tratamento adequado, é raro que a dor nas costas chegue a atrapalhar o parto.

Qual é a causa da dor nas costas na gravidez?

A dor nas costas na gravidez pode ser dividida em duas categorias. A primeira é a dor nas costas verdadeira, causada pelos mesmos fatores que a dor nas costas em pessoas que não estão grávidas. Ligamentos, músculos, discos e articulações podem ficar sobrecarregados devido a problemas de postura, ao hábito de carregar peso de maneira incorreta, à fraqueza ou insuficiência muscular e a lesões. O mais comum é que esse tipo de dor já exista antes da gravidez. A dor nas costas costuma piorar no fim do dia, ou quando se fica de pé por longos períodos. Isso se deve ao cansaço muscular e à distensão dos ligamentos, para sustentar o seu peso e o do bebê.

Uma pequena proporção de mulheres sofre de ciática durante a gravidez. Trata-se da dor no nervo ciático, na base das costas, dos lados, por inflamação ou pressão. Às vezes, o funcionamento do nervo pode ficar prejudicado, o que provoca fraqueza na perna ou sensação de formigamento. A dor pode se estender pela parte de trás da perna. Ao contrário do que acreditam as pessoas, a ciática não é causada pela pressão do bebê sobre o nervo. É provável que, se você tiver dor no nervo ciático, tenda a ter o problema grávida ou não. Tente identificar a ação ou posição que deflagram a dor (deitar de barriga para cima, por exemplo) e a evite.

O segundo tipo de dor nas costas é a dor no plexo pélvico. A maioria das mulheres que procura ajuda por causa da dor nas costas na gravidez tem esse tipo de dor. A dor no plexo pélvico é consequência da gravidez e deve ser tratada de forma diferente da dor nas costas comum. Os tratamentos tradicionais podem ser ineficazes e até piorar a dor no plexo pélvico.

Se você sentir dor na parte da frente, acima da vagina, no osso do púbis, pode estar sofrendo de um problema chamado disfunção da sínfese púbica.

É importante pedir ajuda ao seu médico ou a um especialista para ajudar a diferenciar a dor causada por esses problemas.

Tenho como prevenir a dor nas costas?

Um dos fatores benéficos é estar na melhor forma física possível antes de engravidar. Se você já está grávida, não é tarde demais para melhorar seu condicionamento físico. Fazer exercícios reduz a probabilidade de sofrer dor nas costas na gestação. Se você não está acostumada a se exercitar, comece devagar. Fazer atividades físicas moderadas com frequência, manter uma boa postura, evitar levantar peso e seguir algumas orientações simples para cuidar das costas podem prevenir o surgimento de dor. Se você tiver que carregar alguma coisa, segure o objeto bem perto do corpo, dobre os joelhos, e não as costas, e tente não torcer o corpo.

O que posso fazer para aliviar a dor nas costas?

• Tente uma massagem. Massagear a região lombar ajuda a amenizar a dor nos músculos. Experimente se apoiar nas costas de uma cadeira, sentada, ou deitar de lado. Seu parceiro pode massagear os músculos de cada lado ao longo da coluna ou se concentrar na região lombar. Um massagista profissional, um quiropraxista, o médico ou um fisioterapeuta podem ajudá-la ainda mais.

Água e calor. Um banho quente de imersão, uma bolsa de água quente nas costas ou só o jato da água quente do chuveiro podem aliviar a dor nas costas.

Use uma cinta de sustentação para grávidas. Seu médico pode recomendar o uso de um cinto de sustentação para ajudar a distribuir o peso da barriga e aliviar a sobrecarga nos músculos da barriga e das costas.

Use travesseiros. Dormir de lado com um travesseiro embaixo da barriga pode reduzir a dor nas costas. Você também pode experimentar um travesseiro no meio das pernas.

Exercícios. (Exercícios pélvicos e para a região do baixo abdome.) Para fazer exercícios abdominais de forma segura, fique de quatro e mantenha as costas retas. Inspire e, quando expirar, faça um exercício dos músculos pélvicos e ao mesmo tempo contraia a barriga. Mantenha a contração por entre 5 e 10 segundos, sem prender a respiração e sem mexer as costas. Relaxe os músculos devagar quando terminar.

• Se você tiver dor no cóccix, tome cuidado ao se sentar e arqueie as costas até ficar confortável. Use uma almofada macia ou em forma de anel, com um buraco no meio. Essas almofadas são vendidas em lojas de artigos médicos, mas você pode tentar uma bóia de criança, ou uma almofada de amamentação.


Fonte: Baby Center



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-familynet.com Ticker E-familynet.com Ticker