segunda-feira, 30 de abril de 2012

Exercícios na gravidez...uma grávida quase atleta.



Hoje o post vai ser bem extenso, pois é um assunto apesar de bem comentado, é bem controverso.
Vou explicar porque, com minha própria história.
Sempre fui atleta, desde pequena. E há mais ou menos 2 anos, voltei a pedalar, dessa vez na rua, com montain bike.
Quando descobri que estava grávida, estava com aproximadamente 10 semanas, continuei com minhas atividades normalmente, pois minha médica (q adoro), me incentivou e me explicou todos os riscos, tabus e me deu as restrições.
Acontece que o povo (leia-se amigos, pareentes e etc), não entendem muito bem. São leigos, palpiteiros que adoram dar pitaco na vida alheia, não por mal, mas para grávida soa como eterna crítica, e vira pessoal.
Mas enfim, esse é o diário da gravidez fitness:
ATENÇÃO:
Essa era e continuou sendo uma rotina particular minha, de acordo com minhas características físicas, histórico de outras duas gravidezes, e acima de tudo da minha rotina antes de engravidar. Portanto cada caso é um caso e cada grávida deve conversar com seu médico de confiança.



Como eu já tinha um treino de musculação, continuei ainda por um mês com meu treino pesado de "massa", com algumas restrições de posições, um exemplo foi o agachamento, que pode estimular a "descida" do útero, portanto foi extinto.
Vale lembrar que sou acompanhada por personal treinner, beeeem qualificado, com especialização em várias áreas, inclusive exercícios para gestante.
Aos poucos ele foi diminuido a intensidade e principalmente o peso (o que me deixa bem entediada, pois gosto da hipertrofia, massss paciência né).

Paralelo a isso como decidi me manter o mais ativa possível, continuei com os exercícios aeróbicos, algumas aulas de jump (isso causou até a fúria de quem gosta de cornetar), mas acompanhada de personal e sempre do frequencímetro, onde meus batimentos não poderiam passar dos 170bpm. Aulas de spinning que são a minha paixão há 10 anos, são as mais indicadas pela minha médica. Mas continuei ainda por mais 3 semanas, pedalando na rua. Parei agora aos 5 meses, por conta da minha necessidade, pois meu equilíbrio já estava comprometido.
Corridas no parque (no caso, Jardim Botânico de minha cidade). continuei e foi aí que me apaixonei pela corrida, infelizmente, só pude até as 22 semanas, por orientação médica, mas tem mamães que correm até as vésperas de dar a luz. Mas repito, cada caso é uma caso.
Essa semana me aventurei na piscina do Centro Cívico da cidae, matei saudades de quando "contava azulejos" lá na infância, em que fazia parte da equipe municipal. Me acabei, usei musculos que nem lembrava que tinha, e saí da piscina após longos 25 minutos, acabada. Mas valeu e agora quem sabe volte a modalidade.

É lógico que nem tudo é perfeito, e nem sempre as coisas saem do jeito que a gente quer. As vezes é bem difícil deixar a preguiça, as crianças, o trabalho, o marido e ir malhar, mas a gente tenta. A balança por enquanto está agradecendo...foram 5 kg em 6 meses, uma boa média, mas não é fácil. Tenho também o acompanhamento de uma nutricionista, M-A-R-A, mas isso fica para outro post.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-familynet.com Ticker E-familynet.com Ticker