sábado, 4 de agosto de 2012

Dicas dia a dia - 03/08! - Prepare-se para despesas extras no parto e pós.


É praticamente inevitável ter despesas que você não estava esperando, na hora do parto. Veja os cenários abaixo:

Para quem tem plano de saúde e vai usar obstetra do convênio
Você vai ter quase tudo pago, mas precisa se informar na maternidade sobre as seguintes despesas extras, que variam de hospital para hospital: taxa de paramentação para o pai, teste do pezinho ampliado, teste da orelhinha, vacinas particulares oferecidas na maternidade, refeições para o acompanhante, estacionamento e transporte.

Pergunte para o seu obstetra se todos os outros profissionais que vão participar do parto (como anestesista, instrumentador) são cobertos pelo convênio. Normalmente são, mas é melhor se informar antes para não levar sustos.

Para quem tem plano de saúde mas vai usar obstetra particular
As despesas hospitalares vão ser cobertas pelo plano. Você vai ter de arcar com os seguintes gastos: extras da maternidade conforme o item acima, mais honorários médicos (obstetra, assistente, anestesista, instrumentador). Se seu plano oferece algum tipo de reembolso, você vai precisar mandar um orçamento do médico antes (ligue para o convênio e confira).

Para quem não tem plano de saúde
Quem não tem plano de saúde, ou por algum motivo não pode usá-lo, tem duas opções: usar a rede pública ou pagar a maternidade particular. Todas as mulheres têm direito ao parto pelo SUS. Não adianta querer entrar num plano de saúde já grávida porque o parto não será coberto, devido à carência.

É preciso levar em conta também que, infelizmente, imprevistos acontecem, e você ou o bebê podem ter de ficar mais tempo internados. Um único dia de UTI neonatal em hospital privado pode custar mais que todo o "plano maternidade" que as maternidades oferecem. As maternidades alegam que sai mais barato pagar um plano como esse, com antecedência, do que simplesmente se internar e pagar as despesas uma por uma.

Os pacotes das maternidades particulares variam muito de preço e formato. Em média, funcionam assim: você contrata o plano maternidade a partir do quinto mês de gestação, e vai pagando em parcelas até a hora do parto. Os planos incluem as despesas de internação (dois dias para parto normal, três dias para cesárea), mais medicamentos, berçário, determinados exames. Alguns incluem os honorários do anestesista, outros não.

A maioria não inclui os honorários do médico e dos assistentes. Alguns oferecem "mimos", como massagem, fotos ou refeições para o companheiro. Verifique se estão incluídos exames e tratamento para icterícia, bem comum em recém-nascidos. Às vezes o parto normal é mais barato.

Você terá de pagar o pacote e mais os itens extras do início deste artigo.

Pesquise bem antes de fechar um plano assim, porque há muita variação de maternidade para maternidade. E peça referências ao seu médico e a outras pessoas que já tiveram bebês lá. A opinião do médico é importante porque ele saberá avaliar o seu risco de imprevistos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-familynet.com Ticker E-familynet.com Ticker